Nome da Atividade
SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - ALTAS HABILIDADES\SUPERDOTAÇÃO
CÓDIGO
09030070
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Compreender os conceitos ligados às Altas Habilidades/ Superdotação, bem como o conhecimento de práticas relacionadas ao SAEE e destinadas à inclusão escolar.

Objectives

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos ligados às Altas Habilidades/ Superdotação, bem como o conhecimento de práticas relacionadas ao SAEE e destinadas à inclusão escolar.

Conteúdo Programático

Os alunos com altas habilidades/superdotação;
Altas Habilidades/Superdotação e inclusão escolar;
MAEE - um modelo de serviço de atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALENCAR, E. M. L. S. Indivíduos com altas habilidades/superdotação: clarificando conceitos, desfazendo ideias errôneas. In: FLEITH, D.S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: MEC:SEESP, 2007. p. 13-23, v.1.
  • FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2ª ed. Revista e Ampliada, 2012.
  • GERMANI, L. M. B. Características de altas habilidades/superdotação e de déficit de atenção/hiperatividade: uma contribuição à família e à escola. 2006. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2006.
  • GUIMARÃES, T. G.; OUROFINO, V.T.A. Estratégias de identificação do aluno com altas habilidades/superdotação. In: FLEITH, D.S. (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: MEC:SEESP, 2007. p. 53-65, v.1.
  • PÉREZ, S. G. P. B. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre,2008ª.
  • POCINHO, M. Superdotação: conceitos e modelos de diagnóstico e intervenção psicoeducativa. Rev. Brasil. Ed. Esp. Marília, v. 15, n. 1, p -3-14, jan-abr, 2009.

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