Nome da Atividade
ESCOLAS E SOCIEDADES
CÓDIGO
09030159
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EAD
68
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
68
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
0
Ementa
Educação ambiental no espaço formal; Formação, organização e manutenção de redes de educadores ambientais; Gestão escolar, currículo e escolas sustentáveis; Projeto Político-Pedagógico e a Educação Ambiental escolar.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a Educação Ambiental no âmbito dos espaços formais, na organização e desenvolvimento da gestão escolar, do currículo e dos documentos oficiais para a promoção de uma Educação Ambiental escolar/escolas sustentáveis e para a manutenção de redes de educadores ambientais.Conteúdo Programático
1. Educação Ambiental no Espaço Formal
Importância da Educação Ambiental no contexto escolar
Fundamentos teóricos e práticos da Educação Ambiental no
espaço formal
Abordagens e metodologias para a Educação Ambiental na
escola
7
2. Formação, Organização e Manutenção de Redes de Educadores
Ambientais
Papel das redes de educadores ambientais na promoção da
Educação Ambiental
Estratégias de formação e capacitação de educadores
ambientais
Colaboração e troca de experiências entre educadores
ambientais
8
3. Gestão Escolar, Currículo e Escolas Sustentáveis
Integração da Educação Ambiental na gestão escolar
Inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar
Práticas e iniciativas para promover escolas sustentáveis
7
PRPPG Programa Analítico de Disciplinas 2242233 SEI 23110.026062/2023-02 / pg. 2
4. Projeto Político-Pedagógico e a Educação Ambiental Escolar
Elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico
(PPP) com enfoque na Educação Ambiental
Ações e projetos de Educação Ambiental no PPP
Participação da comunidade escolar na construção do PPP
ambientalmente responsável
7
5. Experiências e Estudos de Caso
Análise de experiências e projetos de Educação Ambiental
em escolas
Estudos de caso sobre a gestão escolar, currículo e projetos
político-pedagógicos voltados para a Educação Ambiental
Reflexão sobre desafios e boas práticas na implementação
da Educação Ambiental escolar
7
6. Articulação entre Educação Ambiental e Sociedade
Relação entre a escola e a comunidade na promoção da
Educação Ambiental
Parcerias e colaboração entre instituições e atores sociais
na Educação Ambiental
Engajamento da comunidade escolar em ações ambientais
e sustentáveis
7
7. Avaliação e Monitoramento da Educação Ambiental Escolar
Instrumentos de avaliação da Educação Ambiental no
espaço escolar
Monitoramento e acompanhamento das ações e projetos de
Educação Ambiental
Avaliação de impacto e reflexão sobre a prática da
Educação Ambiental escolar
8
Importância da Educação Ambiental no contexto escolar
Fundamentos teóricos e práticos da Educação Ambiental no
espaço formal
Abordagens e metodologias para a Educação Ambiental na
escola
7
2. Formação, Organização e Manutenção de Redes de Educadores
Ambientais
Papel das redes de educadores ambientais na promoção da
Educação Ambiental
Estratégias de formação e capacitação de educadores
ambientais
Colaboração e troca de experiências entre educadores
ambientais
8
3. Gestão Escolar, Currículo e Escolas Sustentáveis
Integração da Educação Ambiental na gestão escolar
Inclusão da Educação Ambiental no currículo escolar
Práticas e iniciativas para promover escolas sustentáveis
7
PRPPG Programa Analítico de Disciplinas 2242233 SEI 23110.026062/2023-02 / pg. 2
4. Projeto Político-Pedagógico e a Educação Ambiental Escolar
Elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico
(PPP) com enfoque na Educação Ambiental
Ações e projetos de Educação Ambiental no PPP
Participação da comunidade escolar na construção do PPP
ambientalmente responsável
7
5. Experiências e Estudos de Caso
Análise de experiências e projetos de Educação Ambiental
em escolas
Estudos de caso sobre a gestão escolar, currículo e projetos
político-pedagógicos voltados para a Educação Ambiental
Reflexão sobre desafios e boas práticas na implementação
da Educação Ambiental escolar
7
6. Articulação entre Educação Ambiental e Sociedade
Relação entre a escola e a comunidade na promoção da
Educação Ambiental
Parcerias e colaboração entre instituições e atores sociais
na Educação Ambiental
Engajamento da comunidade escolar em ações ambientais
e sustentáveis
7
7. Avaliação e Monitoramento da Educação Ambiental Escolar
Instrumentos de avaliação da Educação Ambiental no
espaço escolar
Monitoramento e acompanhamento das ações e projetos de
Educação Ambiental
Avaliação de impacto e reflexão sobre a prática da
Educação Ambiental escolar
8
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL, MMA. Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12- pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 COCATO, G. P. Critique for environmental education in geography teaching: theoretical approaches. Soc nat [Internet]. 2019;31:e46747. Available from: https://doi.org/10.14393/SNv31n1-2019-46747 GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2007. LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA. 2004. Disponível em https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdf MACHADO, C. R. S. (Org.); SANTOS, C. F. (Org.). Educação Ambiental e mudanças ambientais globais no Estado do Rio Grande do Sul: subsídios a estudo. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. v. 1. 160p. SANTOS, K. D. C.; BITTAR, W. D.; BARRA, R. F. Educação Ambiental: perspectiva contemporânea de ensino e aprendizagem. Anais do IX EPEA Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Disponível em http://epea.tmp.br/epea2017anais/pdfs/plenary/0248.pdf TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas Sustentáveis: Incubadoras de Transformações nas comunidades. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., setembro de 2010, p.70-78. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3396/2054>
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESCOLAS E SOCIEDADES | Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (Especialização) |