Nome da Atividade
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
09840005
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, políticos-institucionais e sociológicos de forma “interdisciplinar”, centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada.
Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar aos alunos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para interpretar a Educação em geral e a escola em particular , através do estudo das categorias/conceitos e fundamentos histórico, sociológicos e filosóficos da educação.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. SP, Ática, 1993.
- KIELING, J. F. Pressupostos históricos dos processos educativos no meio rural. Cadernos de educação. Pelotas, FaE/UFPel, (12): jan/jun 1999, pp. 75-87 LUCKESI, Cipriano e PASSOS, Elizete. Introdução à filosofia. 3ª ed. SP: Cortez, 2000.
- ROSA, M. G. A história da educação através dos textos. SP: Cultrix, 1982.
Bibliografia Complementar:
- CHAUI, M. Convite à Filosofia. SP. Ática, 1999.
- OLIVEIRA, A. R. Marx e a Liberdade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997 (Coleção Filosofia: 62).
- SAVIANI, D. Tendências e correntes de educação brasileira. In MENDES, Durmeval Trigueiro (org.). Filosofia da Educação Brasileira. 2ª ed. RJ: Civilização Brasileira, 1985.
- SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. SP: Cortez, 2000.
- SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. 5ª Ed., Campinas: Autores associados, 1995.
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| T5 | 2025 / 2 | 30 | 26 |
Educação Especial Inclusiva (Licenciatura) Horários
|
LUIZA FAGUNDES DIAS Professor responsável pela turma |