Nome da Atividade
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060314
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Discutir o ensino das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar e no Ensino Superior, considerando os desafios didático-pedagógicos, a relação sociedade-natureza e as abordagens metodológicas para a construção do pensamento geográfico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS

1.1 Concepções de natureza e ambiente no ensino de Geografia;

1.2 Relação entre Geografia Física e Geografia Humana no contexto escolar;

2. ENSINO E APRENDIZAGEM DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS

2.1 As temáticas físico-naturais na epistemologia da Geografia Escolar;

2.2 Desafios e possibilidades no ensino de Climatologia, Geologia, Geomorfologia, Hidrogeografia e Pedologia no ensino de Geografia;

3. METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS

3.1 O uso de cartografia, (geo)tecnologias e geovisualização de temáticas físico-naturais;

3.2 Estratégias interdisciplinares para o ensino das dinâmicas físico-naturais;

3.3 O papel do trabalho de campo na aprendizagem geográfica;

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AFONSO, A. E. Perspectivas e possibilidades do ensino e da aprendizagem em Geografia Física na Formação de Professores. Tese (Doutorado) - PPGG, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015. 1 BATISTA, A. de J. Didactic sequence for oral and written genres in the teaching of physical-natural themes. International Journal Semiarid, v. 5, n. 5, p. 402–417, 2022. MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2011. MORAIS, E. M. B. As temáticas físico-naturais nos Livros Didáticos e no Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 175-194, jul./dez., 2014. RADTKE, D. T. O trabalho de campo como aula: potencialidades para a formação do pensamento geográfico na Educação Básica. 2022. Tese (Doutorado). Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. RIZZATTI, M. Cartografia Escolar, Inteligências Múltiplas e Neurociências no Ensino Fundamental: a mediação (Geo)Tecnológica e Multimodal no Ensino de Geografia. Tese (Doutorado). Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-graduação em Geografia: Universidade Federal de Santa Maria, 2022. SOBRINHO, J. F.; SOUZA, C. J. O.; ROSS, J. L. S. (Orgs.). A natureza e a geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Letra Capital, 2023. XAVIER, M. P. da S. O estudo dos componentes físico-naturais e o desenvolvimento do pensamento geográfico no Ensino Médio. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudo Socioambientais. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.

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