Nome da Atividade
ECONOMETRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
CÓDIGO
10760082
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Nas últimas décadas tem aumentando na literatura de economia a preocupação com a análise quantitativa de relações causais. Essa preocupação teórica foi acompanhada por uma necessidade por parte dos gestores públicos em avaliarem o impacto da implementação de políticas públicas sociais. Se no passado exigia-se que governos gastassem mais, agora exigisse que governos gastem com eficácia e com resultados sócio-econômicos. Neste cenário o objetivo dessa disciplina é apresentar os avanços teóricos relacionados com o problema de avaliação de impactos e apresentar os métodos de avaliação de impactos de políticas sociais. É destacada a importância de experimentos aleatórios na avaliação de impactos, problemas de validação interna e limites para generalização dos resultados obtidos.

Objectives

Objetivo Geral:

O objetivo dessa disciplina é apresentar os avanços teóricos relacionados com o problema de avaliação de impactos e apresentar os métodos de avaliação de impactos de políticas sociais. É destacada a importância de experimentos aleatórios na avaliação de impactos, problemas de validação interna e limites para generalização dos resultados obtidos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Heckman, J. 2001. Micro Data, Heterogeneity, and the Evaluation of Public Policy. Journal of Political Economy, v. 109, n. 4.
  • Ravallion, M.. 2001. “The Mystery of Vanishing Benefits: An Introduction to Impact Evaluation,” World Bank Economic Review, 15(1), 115-140.
  • Angrist, Joshua D. and Jörn-Steffen Pischke. 2009. Mostly Harmless Econometrics. Princeton University Press.
  • Bourguignon, François e Luiz A. Pereira da Silva (eds.). 2003. The Impact of Economic Policies on Poverty and Income Distribution. Evaluation Techniques and Tools. Nova York: Oxford University Press for the World Bank.
  • Bourguignon, F., F. H. G. Ferreira, P. G. Leite 2002. „Ex-ante Evaluation of Conditional Cash Transfer Programs: The Case of Bolsa Escola,‟ William Davidson Working Paper 516, University of Michigan Business School.
  • ADB 2007. Poverty Impact Analysis: Selected Tools and Applications, Parts 1 and 2.
  • Duflo, Esther; Glennerster, Rachel e Kremer Michael 2006. Using Randomization in Development Economics Research: A Toolkit, NBER Technical Working Paper No. 333.
  • Heckman, J. e B. Honoré. 1990. The Empirical Content of the Roy Model. Econometrica. 58(5): 1121-1149.
  • Heckman, J. (2008), "Econometric Causality." IZA Discussion Paper Series n. 3425.
  • Imbens, G. and Wooldridge, J. (2008), "Recent Developments in the Econometrics of Program Evaluation," NBER WP 14251.
  • Rubin, D. 1974. Estimating Causal Effects of Treatments in Randomized and Non-randomized Studies. Journal of Educational Psychology, 66, 688-701
  • Lalonde, R. (1986), "Evaluating the Econometric Evaluations of Training Programs," American Economic Review, 76, 604-620.
  • Duflo, Esther. (2005). Field Experiments in Development Economics. MIT: Dezembro. Mimeo.
  • Imbens, G. , (2004), "Nonparametric Estimation of Average Treatment Effects Under Exogeneity: A Review," Review of Economics and Statistics, 86, 4-29.
  • Brand, J. E. and Y. Xie (2007). „Identification and Estimation of Causal Effects with Time- Varying Treatments and Time-Varying Outcomes,‟ Published in Sociological Methodology 37 (1): 393-434, 2007.
  • Imbens, G. (2000), "The Role of the Propensity Score in Estimating Dose-Response Functions," Biometrika, Vol. 87, No. 3, 706-710.
  • Angrist J. D. and A. Krueger (1991), "Does Compulsory School Attendance Affect Schooling and Earnings?," Quarterly Journal of Economics, vol. 106, 979-1014.
  • Becker, S. and M. Caliendo, (2007), Sensitivity analysis for average treatment effects, Stata Journal, Volume 7 Number 1, 71-83.
  • Rosenbaum, P. (2002) Observational Studies, 2nd ed., New York: Springer.
  • Abadie, A. (2005), "Semiparametric Difference-in-Differences Estimators," Review of Economic Studies
  • Abadie, A. Gardeazabal, JThe Economic Costs of Conflict: A Case Study of the Basque Country, American Economic Review 2003
  • Duflo E. (2001), "Schooling and Labor Market Consequences of School Construction in Indonesia: Evidence from an Unusual Policy Experiment," American Economic Review, vol. 91, 795-813.
  • Heckman, J. J. (1997). „Instrumental Variables: A Study of Implicit Behavioral Assumptions Used in Making Program Evaluations,‟ Journal of Human Resources 32 (3): 441-462.
  • Altonji, J. G., T. E. Elder, C. R. Taber (2002). „An Evaluation of Instrumental Variable Strategies for Estimating the Effects of Catholic Schooling,‟ Working Paper 9358, NBER, Cambridge MA. Published in Journal of Human Resources 40 (4): 791-821, 2005.
  • Imbens,G. W. e T. Lemieux. 2008. Regression Descontinuity Designs: A Guide to Practice. Journal of Econometrics, vol. 142, issue 2: 615-635.
  • Heckman, J. J., N. Hohmann, J. Smith, M. Khoo (2000). „Substitution and Dropout Bias is Social Experiments: A Study of an Influential Social Experiment,‟ Quarterly Journal of Economics 115 (2): 651-694.
  • Miguel, E. and M. Kremer (2004). „Worms: Identifying Impacts on Education and Health in the Presence of Treatment Externalities,‟ Econometrica 72 (1): 159-217.
  • Barrera-Osorio, F., M. Bertrand, L. L. Linden, F. Perez-Calle (2008). „Conditional Cash Transfers in Education: Design Features, Peer and Sibling Effects: Evidence from Randomized Experiment in Colombia,‟ Working Paper 13890, NBER, Cambridge MA.
  • Duflo, E. (2003). „Scaling Up and Evaluation,‟ ABCDE Annual World Bank Conference on Development Economics, Bangalore.
  • Duflo, Esther; Glennerster, Rachel e Kremer Michael 2006. Using Randomization in Development Economics Research: A Toolkit, NBER Technical Working Paper No. 333.
  • Heckman, J. J., L. Lochner, C. Taber (1998). „General-Equilibrium Treatment Effects: A Study of Tuition Policy,‟ American Economic Review 88 (2): 381-386.
  • Abadie, A., Diamond, A., and Hainmueller, J (2010. “Synthetic Control Methods for Comparative Case Studies: Estimating the Effect of Californias‟s Tobacco Control Program”, Journal of the American Statistical Association, 105 (490), 493-505.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 12 10 Organizações e Mercados (Mestrado acadêmico)
Organizações e Mercados (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
FELIPE GARCIA RIBEIRO
Professor responsável pela turma

ANDRE CARRARO
Professor Regente

Page generated on 2024-12-23 11:15:18 (query took 0.072455s)