Nome da Atividade
MATERIAIS E TÉCNICAS II
CÓDIGO
10790104
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Princípios básicos da pintura. Preparo de bases e montagem de telas. Instrumentalização teórica e prática para identificar materiais e técnicas de produção de pinturas sobre papel, madeira e tela: aquarela, guache, têmpera, óleo e acrílica. Introdução ao manejo de materiais e de instrumentos apropriados para essas técnicas. Presença das técnicas e materiais de pintura nos períodos da história da arte. Instrumentalização teórica para identificar a técnica de encáustica; Estudo da cor.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais): Apresentar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos dos materiais e das técnicas de pintura.Objetivo(s) específico(s): Apresentar os princípios básicos da pintura; Preparar telas e bases; Desenvolver noções sobre pintura a aquarela, a guache, a têmpera, a óleo e a acrílica a fim de conhecer o comportamento dos materiais sobre os suportes (papel, madeira e tela); Exercitar o manejo de materiais e instrumentos apropriados para essas técnicas; Localizar o uso das técnicas e materiais de pintura em distintos períodos da história da arte; Apresentar a técnica de encáustica e seus materiais; Estudar a cor; Entender a importância do conhecimento das técnicas para o conservador-restaurador e para o artista.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. HOCKNEY, David. O conhecimento secreto: redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. JANSON, Horst Woldemar. História Geral da Arte. São Paulo. Editora Martins Fontes. 1993. MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo, Martins Fontes, 2002. PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Ed. Léo Christiano, 1988.
Bibliografia Complementar:
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1988. CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Tecnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003. ______. Conservación y Restauración de Pintura Sobre Lienzo. Barcelona: Serbal, 2002. CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla; revisão técnica Jorge Lúcio de Campos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996. GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. MOTTA, Edson. SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à Pintura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 20 | 11 |
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno) Horários
|
MIRELLA MORAES DE BORBA Professor responsável pela turma Bruno da Silveira Noremberg Professor Regente ROBERTO HEIDEN Professor Regente |
||||||
M2 | 2024 / 1 | 20 | 12 |
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno) Horários
|
MIRELLA MORAES DE BORBA Professor responsável pela turma Bruno da Silveira Noremberg Professor Regente ROBERTO HEIDEN Professor Regente |