Nome da Atividade
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO EM MUSEUS
CÓDIGO
10790189
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Práticas de comunicação museológica, por meio de projetos de acessibilidade, estudo de público, tecnologia e virtualidade, e divulgação.
Objectives
Objetivo Geral:
Implementar práticas de comunicação museológica, através de projetos em parceria com os museus da UFPel e demais instituições.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; BRASILEIRO, Alice de Barros Horizonte. Acessibilidade a museus. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2012. 191 p. (Cadernos museológicos ; v. 2). ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS E CENTROS CULTURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 1., set. 17-18, 2010, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2010. 350 p. MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano; BENCHETRIT, Sarah Fassa (org.). Museus e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010. 392 p. (Livros do Museu Histórico Nacional). SALASAR, Desirée Nobre. Um museu para todos: manual para programas de acessibilidade. Pelotas: Ed. da UFPel, 2019. 65 p. ISBN 9788571929685. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4390. Acesso em: 20 maio 2019.
Bibliografia Complementar:
- CRUZ, Matheus. 'Publicidade e propaganda nos museus pelotenses: qual a imagem 'vendida' por essas instituições?'. 2010. 50 f. TCC (Graduação em Museologia) - Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2010. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000cf/0000cfa8.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021. INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Educação museal: experiências e narrativas. Brasília: IBRAM, 2012. 163 p. (Prêmio Darcy Ribeiro ; 2009). SANTANA, Cristiane Batista. Para além dos muros: por uma comunicação dialógica entre museus e entorno. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2011. 119 p. (Coleção Museu aberto). VENZKE, Larissa Lysakowski. 'Por que eles não entram?': estudo de público no Parque do Museu Municipal da Baronesa. 2011. 47 f. TCC (Graduação em Museologia) - Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2011. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000cf/0000cfc4.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.