Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL II
CÓDIGO
10900048
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Patrimônio arquitetônico, documental, arqueológico. Patrimônio cultural e imaterial. Estudo de casos. Projeto de preservação patrimonial
Objectives
Objetivo Geral:
Estudo de casos em patrimônio: arquitetônico, arqueológico, centro cultural, museu, arquivos.Conteúdo Programático
- Estudos de casos em Pelotas e região sul do estado de patrimônios construídos, culturais e imateriais.
- Elaboração de projeto de preservação patrimonial, de intervenção em acervos ainda não organizados, ou de educação patrimonial em escolas.
- Viagens de estudos.
- Elaboração de projeto de preservação patrimonial, de intervenção em acervos ainda não organizados, ou de educação patrimonial em escolas.
- Viagens de estudos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. ARANTES, Antônio. Produzindo o passado: Estratégias da construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984. 2. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: Editora UNESP, 2001. 3. HORTA, Maria de Lourdes. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. 4. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1992. 5. POSSAMAI, Zita e ORTIZ, Vítor (Orgs.). Cidade e memória na globalização. Porto Alegre: Unidade Setorial da Secretaria da Cultura, 2002. 6. SILVA, Zélia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo UNESP; FAPESP, 1999.
Bibliografia Complementar:
- 7. BARROSO, Vera. Arquivos e documentos textuais: antigos e novos desafios. IN: Revista Ciências e Letras, n. 27. Porto Alegre: Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras, jan./jun. 2000, p. 197-206. 8. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. Obras Escolhidas, v. 3. 9. CERTEAU, Michel. Andando na cidade. IN: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 23, 1994. 10. CORSETTI, Berenice. Neoliberalismo, memória histórica e educação patrimonial. IN: Revista Ciências e Letras, n. 27, Porto Alegre: Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras, jan/jun. 2000, p. 49-57. 11. FARIAS, D.S. e SCHWENGBER, Valdir. Educação Patrimonial: experiência de uma itinerância. IN: IV Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2000, Porto Alegre, RS. Porto Alegre: Edipucs, 2000. 12. GARBINATTO, Valeska. Ensino de História e patrimônio histórico: pontes para a construção da memória e cidadania. IN: Revista Ciências e Letras, N. 27. Porto Alegre: faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras, jan./jun. 2000, p. 37-48. 13. HORTA, Maria de Lourdes. Fundamentos da Educação Patrimonial. IN: Revista Ciências e Letras, n. 27. Porto Alegre: Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras, jan./jun. 2000, p. 25-35. 14. KRAWCZYK, Flávio (Org.). Da necessidade do moderno: o futuro de Porto Alegre do século passado. Porto Alegre: Unidade Editorial/ Secretaria Municipal da Cultura, 2002. 15. LUPORINI, Teresa. Educação Patrimonial: Projetos para a Educação Básica. IN: Revista Ciências e Letras, n. 31. Porto Alegre: Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras, jan.jun. 2002, p 325-338. 16. MEIHY, José Carlos. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 17. MEIRA, Ana Lúcia. Políticas públicas e a participação dos cidadãos na preservação do patrimônio cultural de porto Alegre: IN: KRAWCZYK, Flávio (Org.). Da necessidade do moderno: o futuro d