Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA
CÓDIGO
10900069
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina visa o ensino escolar de História, em seus aspectos didático-pedagógicos, políticos, legais e curriculares, as funções sociais atribuídas à História e a seu ensino, as finalidades do ensino de História e os usos do passado, as formas de aquisição e construção de conhecimentos históricos e controle social, a produção e a utilização de materiais didáticos para essa disciplina, os aspectos históricos acerca da escolarização da História, além de outros aspectos e temas relativos ao ensino-aprendizagem da História.

Objectives

Objetivo Geral:

- Desenvolver no aluno competência didático-pedagógica para o ensino escolar
de História.
- Permitir ao aluno perceber as especificidades dos conhecimentos históricos
como objeto de ensino-aprendizagem escolar.
- Colocar os alunos em contato com a produção intelectual pertinente ao campo
da Educação, especialmente no que respeita ao ensino escolar de História.
- Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de uma compreensão acerca das
funções sociais atribuídas ao ensino escolar de História, a partir do exame de
aspectos didático-pedagógicos, políticos, legais e curriculares pertinentes a
esse ensino

Conteúdo Programático

1. Ensino de história, escola e professoras/es de história
2. A História como disciplina escolar: enfoque histórico
3. Fundamentos da história e do ensino de história
4. Ofício do historiador e história ensinada
5. Ensino de história hoje: dilemas e desafios
6. Ensino de história, identidades e diferenças
7. Recursos didáticos para o Ensino de História
8. Desafios políticos do ensino de história

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009. CAIMI, Flávia Eloisa; ROCHA, Helenice. A(s) história(s) contada(s) no livro didático hoje: entre o nacional e o mundial. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 34, n. 68, p. 125- 147, 2014. CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de história? In: História & ensino, Londrina, v.21. n.2, 2015. CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Rev. Bras. Hist. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, junho de 2008. Disponível em . acesso em 04 mar. 2020. CERRI, Luis Fernando. Recortes e organização de conteúdos históricos para a educação básica. In: Antítese, v.2, n.3, 2009. COSTA, Marcella Albaine Farias da. Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de história. Mosaico, v. 8, n. 2, p. 155-163, 2015. ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017. GIL, Carmem; EUGÊNIO, Jonas. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. História Hoje, v. 7, n. 13, p. 139-159, 2018. FONSECA, Tais Nívia de Lima. Mídias e divulgação do conhecimento histórico. Aedos. Rio Grande do Sul, v. 4, n. 11, 2012. NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, set. 92/ago. 93, p. 143-162. Schmidt, Maria Auxiliadora. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/24245 SCHMIDT, M. A., CAINELLI, M.. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009 SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/artic

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