Nome da Atividade
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
10900129
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA EAD
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina aborda temas de utilização de tecnologias de virtualização e formas
alternativas de comunicação para a sala de aula de História, sem se importar
com a data em que essas mídias ou tecnologias tenham sido desenvolvidas,
desde que sirvam os diferentes propósitos e diferentes realidades internos de
processos de ensino e aprendizagem. Portanto, os jogos, físicos ou não, as
redes sociais, mensagem eletrônica, blogues, realidade aumentada, aula
invertida, realidade virtual, recursos de planilha e edição de texto,
apresentações multimídia, ambientes virtuais de aprendizagem, simuladores,
entre outros, são discussões de interessa dessa disciplina.
Ora, boa parte dessa abordagem, inclusive para que os alunos possam
compreender alguns conceitos-chave de virtualização das salas de aula e as
duas pontas (docente-discente) desses procedimentos, depende da utilização
de ferramentas próprias para isso, como os AVA e, para tal, o ensino a distância
é inextricável.
Quanto ao desenho da disciplina, a proposta é que:
a) Os intermediastes (das aulas a distância) serão integralmente
constituídos de audiovisuais e programas interativos. Na proporção de
20% e 80% das atividades a distância, em média.
b) As atividades presenciais serão organizadas ao longo do semestre de
forma regular, na medida que se trata de um curso presencial.
c) As atividades a distância serão avaliadas por questionários virtuais
(quizzes), pela participação dos alunos nas atividades e em provas
presenciais.
d) Os audiovisuais serão todos gravados para que os alunos acessem a
qualquer momento. As demais atividades podem ser feitas pelos alunos
num largo espaço de tempo, permitindo que sejam contornados
eventuais problemas de falta de energia, sinal, etc
alternativas de comunicação para a sala de aula de História, sem se importar
com a data em que essas mídias ou tecnologias tenham sido desenvolvidas,
desde que sirvam os diferentes propósitos e diferentes realidades internos de
processos de ensino e aprendizagem. Portanto, os jogos, físicos ou não, as
redes sociais, mensagem eletrônica, blogues, realidade aumentada, aula
invertida, realidade virtual, recursos de planilha e edição de texto,
apresentações multimídia, ambientes virtuais de aprendizagem, simuladores,
entre outros, são discussões de interessa dessa disciplina.
Ora, boa parte dessa abordagem, inclusive para que os alunos possam
compreender alguns conceitos-chave de virtualização das salas de aula e as
duas pontas (docente-discente) desses procedimentos, depende da utilização
de ferramentas próprias para isso, como os AVA e, para tal, o ensino a distância
é inextricável.
Quanto ao desenho da disciplina, a proposta é que:
a) Os intermediastes (das aulas a distância) serão integralmente
constituídos de audiovisuais e programas interativos. Na proporção de
20% e 80% das atividades a distância, em média.
b) As atividades presenciais serão organizadas ao longo do semestre de
forma regular, na medida que se trata de um curso presencial.
c) As atividades a distância serão avaliadas por questionários virtuais
(quizzes), pela participação dos alunos nas atividades e em provas
presenciais.
d) Os audiovisuais serão todos gravados para que os alunos acessem a
qualquer momento. As demais atividades podem ser feitas pelos alunos
num largo espaço de tempo, permitindo que sejam contornados
eventuais problemas de falta de energia, sinal, etc
Objectives
Objetivo Geral:
Preparar os discentes os diferentes usos de tecnologias de virtualização eformas alternativas de comunicação para o ensino e aprendizagem da História
em sala de aula.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online ISBN 9788536318622. CARMO, Valéria Oliveira do. Tecnologias educacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online ISBN 9788522123490. GABRIEL, Martha. Educar a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online ISBN 9788502204881.
Bibliografia Complementar:
- BARBA, Carme. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso 2012. FERREIRA, Armindo Ribeiro. Comunicação e aprendizagem: mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo: Erica 2014. TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online ISBN 9788536522203. VALENTE, José Armando (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP/NIED, 1993 (Online) VELOSO, Renato. Tecnologia da informação e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2008. 1 recurso online ISBN 9788502145924.