Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO I
CÓDIGO
10900137
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
7
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Práticas de estágio curricular supervisionado no Ensino Médio, a partir da observação do espaço escolar e da regência de classe na disciplina de História.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo principal:

- Desenvolver com os/as estudantes competências didático-pedagógicas para o ensino escolar de História no Ensino Médio, a partir da observação e regência
de turma em instituições escolares;

Objetivos específicos:

- Criar espaços de observação crítico-reflexivos a respeito dos aspectos que envolvem a organização e a gestão das instituições escolares, bem como compreender a comunidade escolar e o contexto multicultural nos quais os estudantes da educação básica estão inseridos.

- Planejar atividades práticas de ensino que contemplem conhecimentos históricos e pedagógicos, bem como dialoguem com as diferentes culturas juvenis;

- Problematizar diferentes aspectos da prática pedagógica, como a questão da avaliação, do currículo, do planejamento do trabalho escolar e das aprendizagens em História.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares [Org.]. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication/juventude-e-ensino-mediosujeitos-e-curriculos-em-dialogo/ FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de registro 372. F676c. (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • BITTENCORT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: 907 S115 (BCS) CARRETERO, Mario et al. Ensino da História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel -Número de chamada: 907 E59 (BCS) HORN, Geraldo Balduino; GERMINARI, Geyso Dongley. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de registro 907 H813e 3.ed. (BCS) SEFFNER, Fernando et al. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do Ensino Médio. Estudos INEP, volume 95, número 239, jan/abr. 2014. p. 152-174. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S217666812014000100009&script=sci_abstract&tlng=pt SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão Rezende (Org.). Jörn Rüsen: e o ensino de história. Curitiba: UFPR, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel - Número de chamada: 907 J82 (BCS)

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