Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
CÓDIGO
10900140
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa estudar os fundamentos históricos da lei 10.639/03 e analisar experiências de ensino de História da África em todos os âmbitos do ensino no país.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivos Gerais:Estudar a trajetória dos estudos sobre a história da África no ambiente acadêmico brasileiro; estudar os termos da lei 10.639/03 e distintas experiências de sua aplicação nos ensinos fundamental, médio e superior no Brasil.
Objetivos Específicos:
- Discutir aspectos principais da História da África entre a pré-história e o contexto posterior às independências;
- Destacar características da historiografia africana, seus problemas, suas fontes e seus métodos;
- Perceber como a África é vista pelo senso comum na sociedade brasileira;
- Destacar a trajetória que levou à elaboração da lei 10.639/03;
- Estudar a lei 10.639/03 e os documentos legais no campo da educação que lhe seguiram;
- Estudar a forma como a história da África tem sido analisada nos livros didáticos brasileiros;
- Estudar experiências de implementação da lei 10.639/03 nos ensinos fundamental e médio no Brasil;
- Fazer um levantamento dos centros de estudos sobre a História da África no Brasil e sobre os periódicos dedicados ao tema.
Conteúdo Programático
1. Breves noções das características principais da história do continente africano;
2. História da África – cronologia sintética;
3. Historiografia da África: problemas, fontes e métodos;
4. Os primórdios dos estudos sobre História da África no Brasil;
5. Os centros de estudo sobre a História da África no Brasil
6. A trajetória da lei 10.639
7. Estudos recentes sobre História da África no país;
8. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino fundamental;
9. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino médio;
10. A História da África nos livros didáticos brasileiros;
2. História da África – cronologia sintética;
3. Historiografia da África: problemas, fontes e métodos;
4. Os primórdios dos estudos sobre História da África no Brasil;
5. Os centros de estudo sobre a História da África no Brasil
6. A trajetória da lei 10.639
7. Estudos recentes sobre História da África no país;
8. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino fundamental;
9. Experiências de implementação da lei 10.639 no ensino médio;
10. A História da África nos livros didáticos brasileiros;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CONCEIÇÃO, Maria Telvira. “Os discursos da racialização da África nos livros didáticos brasileiros de História (1950 a 1995)”. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 35-58, jan./mar. 2017. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n1/2175-6236-edreal-42-01-00035.pdf
- MOORE, Carlos. “Novas bases para o ensino da História da África no Brasil (considerações preliminares)”. Disponível em https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/849149/mod_resource/content/1/WEDDERBURN,%20Carlos.%20Artigo%20cient%C3%ADfico.pdf
- PANTOJA, Selma. Rompendo silêncios – História da África nos currículos da educação básica. Brasília, se., sd.
- OLIVA, Anderson Ribeiro. “A História da África nos bancos escolares – representações e imprecisões na literatura didática”. In: Estudos Afro-asiáticos, ano 25, nº 3, 2003, p. 421-461 (disponível em http://www.scielo.br/pdf/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf ).
- NASCIMENTO, Elisa Larkin. "A África na Escola Brasileira". Rio de Janeiro: Ipeafro, 1993.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Márcia de Albuquerque. “A África na literatura didática de História a partir da lei 10.639/2003”. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ”História, Sociedade e Educação no Brasil, João Pessoa, 2012 (Anais Eletrônicos). Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/5.09.pdf
- ANDRADE, Maíra Pires. Qual África? A história das Áfricas e as práticas de ensino na UDESC (2000-2015). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC), 2017 (dissertação de mestrado em História). Disponível em http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/2666/maira_pires_andrade___final.pdf
- ANDRADE, Maíra Pires. “Qual África ensinar nas escolas – a história africana e afro-brasileira nos relatórios finais de estágio supervisionado do curso de História da UDESC (2000-2006)”. In: Revista Vernáculo, nº 40, 2017. Disponível em https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/52158/33305
- ANDRÉ, Rebeca Helena. “Reflexões acerca do ensino de História nos programas curriculares de formação de professores de História em Angola entre 2001 e 2012”. In: Revista História Hoje, v. 4, nº 7, p. 19-40 – 2015. Disponível em http://nyemba.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/03/ANDRE-Helena-Reflex%C3%B5es-acerca-do-Ensino-de-hist%C3%B3ria-em-Angola-2001-2012.pdf
- BARRETO, Gláucia & FREITAS, Ana Maria de. “Jogos educativos africanos da família mancala: um caminho para ensinar e aprender matemática”. In: Laplage em Revista, Sorocaba, v. 2, nº 1, jan.-abr. 2016, p. 146-153. Disponível em http://oaji.net/articles/2017/2779-1507558378.pdf
- BORGES, Jorgeval Andrade. Ambígua África – memórias e representações da África antiga no livro didático: Egito, reinos e impérios africanos. Vitória da Conquista/BA, PPG em Memória da UESB, 2009 (dissertação de mestrado). Disponível em https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/849136/mod_resource/content/1/BORGES%2C%20J.A.%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
- CARDOSO, Maria Claudia. “Entre estereótipos e saberes: a África e os africanos em um curso de licenciatura em História”. In: Revista Historia e Diversidade, Vol. 6, nº 1 (2015). Disponível em https://www.academia.edu/24319930/Entre_estere%C3%B3tipos_e_saberes_a_%C3%81frica_e_os_africanos_em_um_curso_de_licenciatura_em_hist%C3%B3ria
- CASTRO, Ana Pessoa de Souza. Desvendando um continente: tópicos de história da África para viabilizar a aplicação da lei 11.645/08 em salas de aula do ensino médio e fundamental. Salvador: Pós-Graduação em História da Faculdade São Tomaz de Aquino, 2010 (monografia de especialização) (disponível no scribd).
- CONCEIÇÃO, Juvenal de Carvalho. A ideia de África: obstáculo para o ensino de história africana no Brasil”. In: Projeto História, São Paulo, n. 44, pp. 343-353, jun. 2012. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/8994/9829
- CUNHA JUNIOR, Henrique. “O ensino da história africana”. Disponível em http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=499
- FELIPE, Delton & TERUYA, Teresa. “Imagens da África no cinema – o potencial da mídia no ensino de história”. In: Educação Temática Digital, Campinas, v. 11, nº1, p. 96-122, dez/2009. (Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919 ).
- FUNARI, Raquel dos Santos. “A África Antiga no Ensino de História”. In: Heródoto, Guarulhos, v. 3, nº 2, dez. 2018, p. 194-204. Disponível em http://www.herodoto.unifesp.br/index.php/herodoto/article/view/407/pdf_233
- GOLEMBIEWSKI, Fernanda de Amorim. “Descobrindo a África - uma experiência de ensino da história africana no estágio docente supervisionado”. In: Revista do LHISTE - Laboratório de Ensino de História e Educação da UFGRS, Porto Alegre, nº 1, 2014. Disponível em https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/49324/33215
- GRAF, Maria Elisa de Campos & PRADO, Eliane Mimesse. “O ensino de História da África nas escolas brasileiras”. In: 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos, Lisboa, 2010. Disponível em http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/bitstream/10961/459/1/O%20Ensino%20da%20Historia%20da%20Africa%20nas%20Escolas%20Brasileiras.pdf
- JANZ, Rúbia Caroline & CERRI, Luis Fernando. “Treze anos após a Lei 10.639/03: o que os estudantes sabem sobre a História da África? (Ponta Grossa, 2015)”. In: Afro-Ásia, Salvador, 57, 2018, p. 187-211. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21562/15744
- LAUREANO, Marisa Antunes. “O ensino de História da África”. In: Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 44, p. 333-349, jul./dez. 2008.
- LUIGI, André Santos. “As diretrizes curriculares e o ensino de história da África: estamos falando de quê?” In: Laplage em Revista, Sorocaba, vol.2, n.3, set.- dez. 2016, p.7-22. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6193606.pdf
- MELO, Aldina & BARBOSA, Viviane. “A África no ensino de história no Brasil”. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Disponível em https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502842234_ARQUIVO_ArtigoHistoriadaAfrica-AldinaeViviane.pdf
- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227009
- MISTURA, Letícia. “Das margens ao centro – a História da África em uma experiência de estágio” In: Revista do LHISTE, Porto Alegre, num.3, vol.2, jul/dez. 2015, p. 400-416. Disponível em https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/59793/36920
- MORTARI, Claudia. “O ‘equilíbrio das histórias’: reflexões em torno de experiências de ensino e pesquisa em História das Áfricas”. In: CORREA, Silvio Marcus de Souza e PAULA, Simoni Mendes de (orgs). Nossa África: ensino e pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2016, p. 41-52. Disponível em http://oikoseditora.com.br/files/Nossa%20africa%20-%20ensino%20e%20pesquisa%20-%20E-BOOK.pdf
- OLIVA, Anderson Ribeiro. “Leituras sobre a África contemporânea – representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História”. In: Cadernos de Pesquisa CDHIS, nº 40, ano 22, p. 141-151, 1º sem. 2009. Disponível em http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/5972/1/ARTIGO_LeiturasAfricaContemporanea.pdf
- OLIVA, Anderson Ribeiro. “Desafricanizar o Egito, embranquecer Cleópatra: silêncios epistêmicos nas leituras eurocêntricas sobre o Egito em manuais escolares de História no PNLD 2018”. In: Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, nº 10, p. 26-63, 2017. Disponível em http://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18970
- PANTOJA, Selma. “O ensino da história africana: metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi”. Disponível em http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8175/1/ARTIGO_EnsinoHistoriaAfricana.pdf
- PEREIRA, Maria Luiza Viana & SANCHES, Tiago Costa. “Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR”. Disponível em https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/78046.pdf
- RIBEIRO, Fábia Barbosa. “História da África no ensino superior: reflexões sobre a prática cotidiana”. In: Anais do Encontro Estadual da Anpuh/SP, 2012. Disponível em: http://www.encontro2012.sp.anpuh.org/resources/anais/17/1342402087_ARQUIVO_HISTORIADAAFRICANOENSINOSUPERIOR.pdf
- SANTOS, Joceli. “A lei 10.639/03 e a importância de sua implementação na educação básica”. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1409-8.pdf
- SCHLICKMANN, Mariana. “A trajetória dos estudos africanos no Brasil: 1930-1980”. In: Temporalidades – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. v. 8, n. 1, jan./maio 2016. Disponível em https://seer.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/3417/2602
- SOUZA, Marina de Mello e. “Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de história da África”. In: Revista História Hoje, v. 1, nº1, p. 17-28, 2012. (Disponível em https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/3 )
- WAGNER, Ana Paula. “Como ensinar o que não se conhece? Reflexões sobre o ensino da História da África nas universidades estaduais do Paraná”. In: CORREA, Silvio Marcus de Souza e PAULA, Simoni Mendes de (orgs). Nossa África: ensino e pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2016, p. 93-102. Disponível em http://oikoseditora.com.br/files/Nossa%20africa%20-%20ensino%20e%20pesquisa%20-%20E-BOOK.pdf
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 50 | 21 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
PAULO RICARDO PEZAT Professor responsável pela turma |