Nome da Atividade
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
CÓDIGO
10900142
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina busca realizar uma introdução ao estudo e análise do patrimônio cultural e ambiental, compreensão de suas concepções e tipologia atuais, assim como das políticas públicas de gestão, preservação, revitalização e divulgação, assim como as relações entre natureza e cultura, que têm se manifestado nas concepções do patrimônio e norteado ações de reabilitação
dos núcleos históricos no âmbito da educação patrimonial e ambiental, tomadas como instrumentos para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. Também visa oferecer pressupostos metodológicos práticos abrangendo a educação para o patrimônio a partir das contribuições da educação patrimonial e das suas relações com a cultura, a memória e a natureza.
dos núcleos históricos no âmbito da educação patrimonial e ambiental, tomadas como instrumentos para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. Também visa oferecer pressupostos metodológicos práticos abrangendo a educação para o patrimônio a partir das contribuições da educação patrimonial e das suas relações com a cultura, a memória e a natureza.
Objectives
Objetivo Geral:
Propor atividades práticas de Educação Patrimonial e Ambiental e de gestão em espaços formais e não formais de educação.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARANTES, Antônio. Produzindo o passado: Estratégias da construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense, 1984. FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra; RAMBELLI, Gilson. Patrimônio cultural e ambiental: questões legais e conceituais. São Paulo: Annablume FAPESP, 2009. HORTA, M.L.P., GRUNBERG, E. & MONTEIRO, A.Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN / Museu Imperial, 1999.
Bibliografia Complementar:
- BESSEGATTO, Maurí Luiz. O patrimônio em sala de aula: fragmentos de ações educativas. Santa Maria : Evangraf, 2004. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: Editora UNESP, 2001. HORTA, Maria de Lourdes. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1992. PELEGRINI, Sandra. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, v. 26, n. 51, 2006.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 1 | 50 | 28 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
ANA INEZ KLEIN Professor responsável pela turma |