Nome da Atividade
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
CÓDIGO
10910038
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação
antropológica dos fenômenos sócioculturais relacionados ao consumo
antropológica dos fenômenos sócioculturais relacionados ao consumo
Objectives
Objetivo Geral:
- Oportunizar uma introdução a perspectivas teórico-metodológicas de análise de sistemas simbólicos.Específico:
- Subsidiar projetos, análises e reflexões pertinentes a temas associados ao consumo.
Conteúdo Programático
1. O consumo nas Ciências Sociais contemporâneas
2. Sociedade de Consumo
3. Os usos dos bens: cultura, consumo e identidade
4. Globalização e consumo
4.1. Politização e ambientalização do consumo
4.2. Juventude e consumo
4.3. Consumo étnico
5. Um olhar antropológico sobre a publicidade
6. A vida social das coisas
2. Sociedade de Consumo
3. Os usos dos bens: cultura, consumo e identidade
4. Globalização e consumo
4.1. Politização e ambientalização do consumo
4.2. Juventude e consumo
4.3. Consumo étnico
5. Um olhar antropológico sobre a publicidade
6. A vida social das coisas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro: Eduff, 2008.
- BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
- DE CERTEAU, Michel; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2009.
Bibliografia Complementar:
- CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
- BARBOSA, L.; CAMPBELL, C.(Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006
- DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B.. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
- LIMA, D. N. de O. Consumo: uma perspectiva antropológica. Petrópolis: Vozes, 2010.
- MILLER, D. Teoria das compras: o que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo: Ed. Nobel, 2002.