Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM MEMÓRIA SOCIAL E PATRIMÔNIO CULTURAL
CÓDIGO
10910185
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Natureza da ciência, colonialidade do saber e constituição dos campos do conhecimento científico no Ocidente. Especificidades das fontes e das pesquisas nas ciências humanas e sociais. Dimensões multi ou pluri, inter e transdisciplinares de técnicas, metodologias e abordagens aplicadas aos estudos sobre memória social e patrimônio cultural. Organização, estruturação e planejamento dos projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Objectives

Objetivo Geral:

O objetivo geral da disciplina é possibilitar o conhecimento de diversos processos e experiências relativos à produção de pesquisas multi ou pluri, inter e transdisciplinares relacionadas à memória social e ao patrimônio cultural. A respeito dos objetivos específicos, especialmente em relação às/aos discentes, a disciplina busca:
1) favorecer o domínio dos conteúdos programáticos contidos no plano de ensino;
2) estimular areflexão crítica sobre a produção de conhecimentos científicos;
3) incentivar a realização de pesquisas multi ou pluri, inter e transdisciplinares sobre a memória social e o patrimônio cultural em diferentes contextos e com distintos coletivos humanos.

Conteúdo Programático

Apresentação do docente responsável pela disciplina, das/os discentes e suas propostas de pesquisa de mestrado ou doutorado e do plano de ensino. Planejamento da disciplina de Metodologia da Pesquisa;
Introdução à Metodologia da Pesquisa;
Colonialidade do saber, natureza da ciência e da pesquisa científica;
Pesquisa com seres humanos, tradição oral e memória social;
Etnografia, arquivos e história oral;
Colonialismo, feminismo, memória social e patrimônio cultural;
Patrimônio cultural, memória social e comunidades quilombolas;
Patrimônio cultural, memória social e comunidades indígenas;
Territórios, migração, conflitos e construção da memória social;
Guerras, mudanças climáticas, memórias e patrimônio cultural;
Síntese das discussões, debates a respeito de problemas práticos enfrentados na pesquisa de mestrado e doutorado e avaliação da disciplina;
Pesquisas empíricas relativas ao estado da arte do tema estudado para fins de conclusão da dissertação de mestrado ou tese de doutorado, com atendimento individual ou em grupo a ser feito de maneira presencial ou virtual pelo docente responsável pela disciplina.



Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
METODOLOGIA DA PESQUISA EM MEMÓRIA SOCIAL E PATRIMÔNIO CULTURAL Memória Social e Patrimônio Cultural (Mestrado acadêmico)
METODOLOGIA DA PESQUISA EM MEMÓRIA SOCIAL E PATRIMÔNIO CULTURAL Memória Social e Patrimônio Cultural (Doutorado)

Page generated on 2025-07-23 01:12:05 (query took 0.132135s)