Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA II
CÓDIGO
11090101
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Construção e análise de experimentos didático-pedagógicos, provenientes de materiais comerciais ou alternativos, com a elaboração de roteiros levando em consideração a aplicação de diferentes metodologias no ensino de Física voltadas ao desenvolvimento pedagógico dos conceitos e fenômenos pertinentes à eletricidade e ao magnetismo.
Objectives
Objetivo Geral:
A componente curricular visa apresentar ao aluno as potencialidades do emprego de recursos relativos à elaboração de experimentos e roteiros experimentais que a prática experimental oferece no ensino de Física. Procura também promover a dinamização do processo de ensino-aprendizagem empregado no desenvolvimento dos conceitos e fenômenos relativos à eletricidade e ao magnetismo na Educação Básica.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPUANO, Francisco Gabriel. Laboratório de eletricidade e eletrônica. 24. São Paulo Erica, 2009. Recurso online.
- CAMPOS, Agostinho Aurélio; ALVES, Elmo Salomão; SPEZIALI, Nivaldo. Física Experimental Básica na Universidade. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. 210 p.
- CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio Carlos; SASSERON, Lúcia Helena; SANTOS, Maria Lúcia Vital dos. Ensino de Física (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage Learning, 2018. Recurso online.
Bibliografia Complementar:
- CATELLI, Francisco. Física Experimental III: Eletricidade e Magnetismo. Caxias do Sul: EDUCS, 1982. 110 p.
- HELENE, Otaviano A. M; VANIN, Vito R. Tratamento Estatístico de dados em Física Experimental. 2 ed. 1991. 105 p.
- CRUZ, Roque; LEITE, Sergio; CARVALHO, Cassiano de. Experimentos de física em microescala. São Paulo: Scipione, 1997.
- JURAITIS, Klemensas Rimgaudas; DOMICIANO, João Baptista, Introdução ao Laboratório de Física Experimental: métodos de obtenção, registro e análise de dados experimentais. Londrina: Eduel, 2009. 352 p.
- PIETROCOLA, Mauricio. Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC: Comped: INEP, 2001. 235 p.