Nome da Atividade
ARITMÉTICA
CÓDIGO
11100123
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Axiomas de Peano. Princípio da Indução Matemática. Números Inteiros. Algoritmo da divisão. Sistemas de Numeração. Máximo Divisor Comum. Mínimo Múltiplo Comum. Teorema fundamental da Aritmética. Congruência. Equações Diofantinas. Inteiros Módulo n.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) geral(ais):● Prover o aluno dos conceitos básicos da teoria dos números, estimulando-o a construir provas formais que utilizem tais conceitos.
Objetivo(s) específico(s):
● Apresentar a construção axiomática do Conjunto dos Números Inteiros, notadamente o princípio de indução.
● Estudar a relação de divisibilidade.
● Estudar o teorema fundamental da Aritmética.
● Estudar as equações de congruência.
● Estudar as equações Diofantinas
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Os Números Inteiros
1.1 Fundamentação axiomática;
1.2 O Princípio de Indução Completa;
1.3 Teorema do Binômio.
Unidade 2 - Divisibilidade
2.1 Algoritmo da Divisão;
2.2 Sistemas de Numeração;
2.3 Máximo Divisor Comum;
2.4 O Algoritmo de Euclides;
2.5 Mínimo Múltiplo Comum;
2.6 O Teorema Fundamental da Aritmética;
2.7 A Distribuição dos Primos.
Unidade 3 – Congruências
3.1 Equações Diofantinas Lineares;
3.2 Congruências;
3.3 Inteiros Módulo n.
1.1 Fundamentação axiomática;
1.2 O Princípio de Indução Completa;
1.3 Teorema do Binômio.
Unidade 2 - Divisibilidade
2.1 Algoritmo da Divisão;
2.2 Sistemas de Numeração;
2.3 Máximo Divisor Comum;
2.4 O Algoritmo de Euclides;
2.5 Mínimo Múltiplo Comum;
2.6 O Teorema Fundamental da Aritmética;
2.7 A Distribuição dos Primos.
Unidade 3 – Congruências
3.1 Equações Diofantinas Lineares;
3.2 Congruências;
3.3 Inteiros Módulo n.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SILVA, J. C. ; Gomes, O.R. Estruturas algébricas para licenciatura: Elementos de Aritmética Superior. Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2018. ISBN 9788521211471. E-book.
- MILIES, C. P.; Coelho, S. P. Números: uma introdução à matemática. 3 edição, São Paulo: EDUSP, 2013.
- SANTOS, P. O. Introdução à Teoria dos Números. 3 edição, Rio de Janeiro, IMPA, 2015 (Coleção Matemática Universitária).
Bibliografia Complementar:
- BURTON, D.M. Teoria Elementar dos Números. 7, Rio de Janeiro LTC, 2016. ISBN 9788521631026. E-book.
- DOMINGUES, H. H. Fundamentos de Aritmética. 2 edição, Florianópolis: Ed.UFSC, 2017 (Coleção Didática).
- DOMINGUES, H. H. Álgebra Moderna. 5. São Paulo: Saraiva,2017. ISBN 9788547223076. E-book.
- HEFEZ, A. Curso de álgebra. 5 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2014. (Coleção Matemática Universitária).
- SANTIAGO, F.; et al. Álgebra. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556901619. E-book.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ARITMÉTICA | Matemática (Licenciatura) |