Nome da Atividade
COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
CÓDIGO
1110023
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

História da computação e da tecnologia. Impacto social e ambiental da informática. Influências da informatização sobre o comportamento humano. Visão das aplicações do computador. Computadores no processo de tomada de decisão. O cientista da computação
como profissional. Ética na profissão, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. Códigos de ética profissional. Visão futurista da computação. Percepção pública de
computadores e de profissionais de computação. O poder da informação. Privacidade do cidadão e direito de acesso às informações.

Objectives

Objetivo Geral:

Esta disciplina tem por objetivo discutir aspectos éticos e implicações sociais e ambientais da tecnologia e da ciência da computação. Pretende ser um espaço de reflexão para o futuro profissional de computação situar-se como ator na defesa da qualidade e da ética em sua profissão.

Conteúdo Programático

1. História da computação e da tecnologia.
2. Impacto social da informática: alta tecnologia versus exclusão digital. Relações étnico-raciais e diversidade cultural em meios de
comunicação eletrônica.
3. Influências da tecnologia no comportamento humano: dependência tecnológica, relacionamentos virtuais, etc.
4. Ética em computação: A abrangência da ética em computação, considerando as questões de natureza ambiental-ecológica,
étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras. A importância do raciocínio na tomada de
decisões éticas.
5. Códigos de ética profissional na área de computação: O cientista da computação como profissional.
6. Privacidade e acesso não autorizado: hackers e crackers.
7. Propriedade Intelectual e responsabilidade: Proteção à propriedade intelectual. A propriedade intelectual nos códigos de ética.
Direito autoral. Patente. Segredo de negócio. Engenharia reversa.
8. A ética na internet: Liberdade de informação na internet. Mensagens eletrônicas. Hábeas-data e Privacidade.
9. Impactos ambientais do uso e desenvolvimento da Computação e a necessidade de medir e gerenciar recursos naturais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MASIERO, P. C. Ética em Computação. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2000
  • SCHAFF, A. A sociedade informática: as conseqüências sociais da segunda revolução industrial. São Paulo: Brasiliense, 1993.
  • MCGINN, R. E. Science, Technology and Society. Prentice Hall Foundations of Modern Sociology Series. Prentice Hall. EUA, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • EDGAR, S. L. Morality and machines: perspectives on computer ethics. Jones & Barlett Pub. EUA, 1997.
  • HESTER, D. M., FORD, P. J. Computers and Ethics in the Cyberage. Prentice Hall. EUA, 2001.
  • MINISTÉRIO da Ciência e Tecnologia. Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde. Brasília: Imprensa Nacional, 2000.
  • GRUPO Telefônica no Brasil. A Sociedade da Informação no Brasil: presente e perspectivas. São Paulo: Telefônica, 2002.
  • SOUSA, M. S. L. Introdução aos aspectos humanos da interação homem: computador. UFRGS, 1995.
  • R. KUEHR e E. WILLIAMS. Computers and the Environment: Understanding and Managing their Impacts (Eco-Efficiency in Industry and Science). Kluwer Academic, 2007.

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