Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
11260015
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das principais correntes educacionais no Brasil e sua relação com o ensino de Matemática. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações pedagógicas.
Objectives
Objetivo Geral:
Discutir o campo da educação matemática e analisar as tendências das pesquisas em educação matemática. Analisar as teorias contemporâneas que fundamentam a educação matemática e discutir suas implicações nas práticas pedagógicas.Conteúdo Programático
Conhecimento matemático: destacando e explorando diferentes aspectos das concepções de matemática e seu desenvolvimento histórico.
Crise de fundamentos: o que foi, como surgiu, como se resolveu, conseqüências.
Pensadores matemáticos.
Relação da Matemática com outras áreas: Artes, Música, Biologia, a Física, Astronomia e a Economia, dentre outras.
O processo de produção do conhecimento matemático: Axiomatização, Linguagem matemática e objetos matemáticos, Lógica Moderna;
A intuição e a lógica. A intuição e a formalização na construção matemática. O matemático como geômetra, analista e algebrista.
Matemática, Linguagem e Comunicação Escrita: símbolos e significados no contexto da construção matemática.
Filosofia da matemática: Formalismo, Logicismo e Intuicionismo.
Geometria não euclidiana. Axiomatização da geometria, quinto axioma e a construção das geometrias não euclidianas;
Fractais e teoria do Caos; Fractais primitivos e aleatórios;
Surgimento de uma nova maneira de conceber a geometria da natureza.
Crise de fundamentos: o que foi, como surgiu, como se resolveu, conseqüências.
Pensadores matemáticos.
Relação da Matemática com outras áreas: Artes, Música, Biologia, a Física, Astronomia e a Economia, dentre outras.
O processo de produção do conhecimento matemático: Axiomatização, Linguagem matemática e objetos matemáticos, Lógica Moderna;
A intuição e a lógica. A intuição e a formalização na construção matemática. O matemático como geômetra, analista e algebrista.
Matemática, Linguagem e Comunicação Escrita: símbolos e significados no contexto da construção matemática.
Filosofia da matemática: Formalismo, Logicismo e Intuicionismo.
Geometria não euclidiana. Axiomatização da geometria, quinto axioma e a construção das geometrias não euclidianas;
Fractais e teoria do Caos; Fractais primitivos e aleatórios;
Surgimento de uma nova maneira de conceber a geometria da natureza.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCHNER, S. El papel da la matemática en el desarrollo de la ciencia. Madrid: Princeton University Press, 1991
- BOYER, C. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974
- COSTA, N. C. A Introdução aos Fundamentos da Matemática. São Paulo: Hucitec, 1992
- COURANT, R., ROBBINS, H. Que és la matemática? Madri: Aguilar, 1967.
- D'AMBRÓSIO, U. Da realidade a ação. São Paulo, Campinas: Summus, 1986
- D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Editora Àtica, 1990
- DAVIS, P. J. e HERSH, R. A experiência matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985
- DIEUDONNÉ, J. A formação da matemática contemporânea. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990
- EVES, H. Introdução à história da Matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995
- FUCHS, R. W. Matemática moderna. São Paulo: Polígono, 1970
- Ian, S. Os problemas da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1996
- IKLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: IBRASA, 1976
- KÖRNER, S. Uma introdução à filosofia da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1985
- LINS, R. C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997
- MACHADO, N. J. Matemática e língua materna. São Paulo: Cortez, 1991
- MACHADO, N. J. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1987
- MIORIN, M. A Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
- MOSTERÍN, A. R. Teoria axiomática de conjuntos. Barcelona: Ariel, 1980.
- POINCARÉ, J. H. A Ciência e a hipótese. Brasília: Editora da UNB, 1985
- POINCARÉ, J. H. A O valor da Ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995
- POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978
- Programa de estudos e pesquisa no ensino de matemática: www.proem.pucsp.br
- REZENDE, P. A D. A crise dos fundamentos da matemática e a teoria da computação. In:
- SMOLE, K. e KIYUKAWA, Matemática. São Paulo: Saraiva, 1998
- Sobre história da Matemática: http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/history/
- Sociedade de Educação matemática : www.sbem.com.br
Bibliografia Complementar:
- STEWART, I. Os problemas da matemática. Lisboa: Gradiva, 1995.
- http://www.fisica.ufmg.br/~paulinyi/palestras/Caos.html
- http://www.mat.ufpr.br/~biloti/fractal.html
- http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/infoenci/projetos/fractais/fractais.html
- http://www.insite.com.br/art/fractal/
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL | Matemática (Licenciatura) |