Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260028
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A constituição da Educação Matemática no Brasil. Tendências teórico-metodológicas atuais da Educação Matemática no Brasil e suas implicações para a formação de professores e suas práticas.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Entender a Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa e suas diferentes tendências teórico-metodológicas.
Objetivo(s) Específico(s):
–Compreender os processos históricos de constituição da Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa;
–Compreender as diferentes tendências teórico-metodológicas em Educação Matemática;
–Desenvolver propostas de ensino e textos acadêmicos relacionados às tendências estudadas.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582179000 [Livro eletrônico]
- FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. São Paulo: Autores Associados (Coleção Formação de professores). ISBN 9788574961477
- PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN9788575260203[Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- BORBA, M. C. Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. São Paulo: Autêntica.ISBN 9788582179376[Livro eletrônico]
- PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575261033[Livro eletrônico].
- SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez. ISBN 9788524913112
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA I | Matemática (Licenciatura) |