Nome da Atividade
MATEMÁTICA SOCIOCULTURAL
CÓDIGO
11260037
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceitos relativos à sociologia e à antropologia da matemática e da educação matemática, considerando os aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica. Implicações da compreensão dos aspectos mencionados na prática docente, a partir da realização de uma investigação de práticas matemáticas.
Objectives
Objetivo Geral:
Geral(ais): Problematizar a matemática dos diferentes grupos sociais, étnicos e culturais inseridos na Escola Básica.Específico(s): Discutir aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, à luz da sociologia e da antropologia; Realizar investigação de práticas matemáticas em espaços educativos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FONSECA, M.C.F.R. Relações de Gênero Educação Matemática e Discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582178379 [Livro eletrônico]
- KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788565381604 [Livro eletrônico]
- MARQUES, S. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: LTC. ISBN 978-85-216-2115-7 [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- CARBONELL, J. Pedagogias do Século XXI: bases para a inovação educativa. Porto Alegre: Penso. ISBN 9788584290871 [Livro eletrônico]
- FONSECA, M.C.F.R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica. ISBN 9788582179031 [Livro eletrônico]
- HECHT, Y. Educação Democrática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788551300022 [Livro eletrônico]
- HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536308678 [Livro eletrônico]
- VALLE, J. W. Ressignificando a Deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH. ISBN 9788580553437 [Livro eletrônico]
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M15 | 2024 / 2 | 17 | 10 |
Matemática (Licenciatura - Noturno) Matemática (Licenciatura) Horários
|
DIOGO FRANCO RIOS Professor responsável pela turma DANIELA STEVANIN HOFFMANN Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II | Matemática (Licenciatura) |