Nome da Atividade
ESTÁGIO III
CÓDIGO
11260041
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple o ensino médio, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple o ensino médio a partir da convivência com a comunidade escolar.
Objetivo(s) Específico(s):
- Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);
- Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;
- Participar de/observar Conselho(s) de Classe;
- Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos) para a comunidade na escola;
- Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da escola;
- Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
- NACARATO, A.M. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica. ISBN 978858217878 [Livro eletrônico]
- POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH. ISBN 9788580553680 [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542
- DAVID, M.M.M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582170885 [Livro eletrônico]
- NACARATO, A.M. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582179086 [Livro eletrônico]
- PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez. ISBN 9788524905339
- SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536317281 [Livro eletrônico]
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TRABALHO DE CAMPO II | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
TRABALHO DE CAMPO II | Matemática (Licenciatura) |