Nome da Atividade
ESTÁGIO IV
CÓDIGO
11260043
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC).
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática no ensino médio em uma escola da educação básica.
Objetivo(s) Específico(s):
- Observar aulas em uma turma no Ensino Médio;
- Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para o ensino médio a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma e em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Lecionar Matemática em uma turma do ensino médio;
- Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;
- Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas no estágio.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FAINGUELERNT, E.K. Matemática práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso. ISBN 9788563899972 [Livro eletrônico]
- LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados (Formação de Professores) ISBN 9788574961545
- NACARATO, A.M. A Formação do Professor que Ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582178782 [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- SMOLE, K.S. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre ArtMed. ISBN 9788536317281 [Livro eletrônico]
- CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542
- DAVID, M.M.M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo Autêntica. ISBN 9788582170885 [Livro eletrônico]
- NACARATO, A.M. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086 [Livro eletrônico]
- PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez. ISBN 9788524905339
- POSAMENTIER, A.S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH. ISBN 9788580553680 [Livro eletrônico]
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 3 | 1 |
Matemática (Licenciatura) Matemática (Licenciatura - Noturno) Horários
|
SILVIA PRIETSCH WENDT Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II | Matemática (Licenciatura - Noturno) |
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II | Matemática (Licenciatura) |