Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS
CÓDIGO
11260057
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Discussões metodológicas envolvendo as tecnologias digitais (vídeos, aplicativos, softwares, redes sociais, simuladores, plataformas, planilhas, jogos digitais, ...) da Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando os diferentes campos da área (Aritmética, Álgebra, Geometria e Estatística). Envolve o planejamento articulado às tecnologias digitais, à vivência e à avaliação de situações de ensino de conteúdos matemáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender, explorar e propor ações didático-metodológicas com tecnologias digitais para o ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando os diferentes campos da área.● Discutir possibilidades didático-metodológicas com tecnologias digitais para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental;
● Explorar conceitos matemáticos necessários para o desenvolvimento das ações de ensino;
● Planejar, vivenciar e avaliar situações de ensino para os anos finais do ensino fundamental envolvendo ações didático-metodológicas com tecnologias digitais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, N.A. Tecnologia na Escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning. [Livro eletrônico]
- BORBA, Marcelo de Carvalho. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica. [Livro eletrônico]
- FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Cibercultura e formação de professores. São Paulo: Autêntica. [Livro eletrônico]
Bibliografia Complementar:
- BORBA, Marcelo de Carvalho. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. São Paulo: Autêntica. [Livro eletrônico]
- FELCHER, Carla Denize Ott. Uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática. Ijuí: Unijuí [Livro eletrônico]
- LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v. 32, p. 269-296, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/n45nDkM4vvsHxGw9tgCnxph/?lang=pt
- ORTH, Miguel; FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira; OTTE, Janete; NEVES, Marcus. Tecnologias da informação e da comunicação e formação e prática de professores. Pelotas: Editora da UFPel. [Livro eletrônico]
- VAILLANT, Denise; ZIDÁN, Eduardo Rodríguez; BIAGAS, Gustavo Bentancor. Uso de plataformas e ferramentas digitais para o ensino da Matemática. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, p. 718-740, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/FqJdDMbX7FdGg3TYPmfqSBh/?format=html
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II | Matemática (Licenciatura) |