Nome da Atividade
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO
11260065
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conceitos de Filosofia da Educação e de Filosofia da Educação Matemática e suas implicações para o ensino de Matemática na Educação Básica. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).
Objectives
Objetivo Geral:
Problematizar, a partir de perspectivas filosóficas da educação, conceitos básicos relativos à natureza do conhecimento matemático e suas relações com o ensino de Matemática na Educação Básica.● Entender as relações entre Filosofia, Educação e Educação Matemática no que tange a natureza do conhecimento matemático na sua dimensão educativa.
● Compreender as relações entre a natureza do conhecimento matemático e o ensino de Matemática na Educação Básica.
● Considerar as implicações dessas relações no ensino de Matemática na Educação Básica.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2007. [Livro eletrônico]
- D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Filosofia, Educação e Matemática em uma relação íntima. In: REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, Ed. Filosofia da Educação Matemática, p. 21-35, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11nespp21
- FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. In: Zetetiké. Ano 3 - nº 4. 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877
Bibliografia Complementar:
- BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Filosofia da educação matemática: por quê? Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/2546
- GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Algumas notas sobre Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática. REMATEC, Belém, v. 17, n. 41, p. 20–32, 2022. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/434
- MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; BICUDO, Irineu. Uma discussão sobre a constituição do saber matemático e seus reflexos na educação matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 16, n. 19, p. 58-72, 2003. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10555
- PAULO, Rosa Monteiro; VIGGIANI BICUDO, Maria Aparecida; BAIER, Tânia. Editorial - Número especial - Filosofia da Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 001–040, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5hist8885
- SANTOS, Simone dos. A filosofia na formação do educador... Para quê?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 73–77, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/623
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | Matemática (Licenciatura) |