Nome da Atividade
ESTÁGIO DO ENSINO MÉDIO II
CÓDIGO
11260068
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Envolve o planejamento, a regência, a socialização, a reflexão e a avaliação das práticas com o ensino de Matemática no Ensino Médio. Proporciona a vivência de práticas de ensino em colaboração entre a Escola e a Universidade, principalmente em relação à disciplina de Matemática do Ensino Médio. Produção e vivência de uma ação de extensão, vinculada ao Programa de integralização da Extensão dos cursos de Graduação do IFM (421).

Objectives

Objetivo Geral:

Compreender a complexidade da docência com o ensino de Matemática no Ensino Médio, a partir do planejamento, da regência, da socialização, da reflexão e da avaliação das práticas de ensino.
● Observar e planejar aulas de Matemática para uma turma do Ensino Médio, considerando os Documentos Oficiais, as orientações da Escola e as discussões didático-metodológicas para o ensino da disciplina;
● Exercer a docência em uma turma do Ensino Médio;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Socializar, refletir, analisar e avaliar as práticas de ensino desenvolvidas no estágio dos anos finais do Ensino Fundamental.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2. São Paulo Autêntica 2007 1 [Livro Eletrônico]
  • FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012. [Livro Eletrônico]
  • SILVA, Ulisses Dias da e OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. Relações e Habilidades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua Importância para Professores de Matemática em Início de Carreira. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2022, v. 36, n. 72 , pp. 431-449. Disponível em: .

Bibliografia Complementar:

  • NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na Educação Matemática. São Paulo Autêntica. [Livro Eletrônico]
  • PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática uma análise da influência francesa. 2. São Paulo Autêntica. (Tendências em Educação Matemática). [Livro Eletrônico]
  • PESTANA, Graziele de Jesus. LIMA, Ângela Maria de Souza. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.145/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v.40, nº 2, 2019. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/35270
  • POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do Ensino Médio para a Matemática. Porto Alegre AMGH 2014 1[Livro Eletrônico].
  • SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de Matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre ArtMed. [Livro Eletrônico]

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II Matemática (Licenciatura)

Page generated on 2025-06-03 01:35:55 (query took 0.258928s)