Nome da Atividade
ENSINO DE MATEMÁTICA COM A LINGUAGEM PYTHON
CÓDIGO
11260074
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Algoritmos e Estruturas de dados básicos. Introdução à linguagem de programação Python. Solução de problemas matemáticos de manipulação de dados utilizando o computador.

Objectives

Objetivo Geral:

Apresentar ao aluno técnicas elementares de programação e de desenvolvimento de algoritmos.
Implementar programas para resolver problemas matemáticos simples, efetuar operações sobre dados, exibir os resultados, ou gravá-los em arquivos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BATTISTI, M. Python eficiente: Boas práticas e padronização de código. E-book disponível em https://horadecodar.com.br/ebook-python-eficiente-gratuito/#w-form-python-horizontal -e36be2cdf10e2ab7c868
  • MARCONDES, Guilherme A. Barucke. Matemática Básica com Python: um guia prático. São Paulo: Novatec, 2018. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Matemática_com_Python/cFdxDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover
  • MENEZES, N. N. C. Introdução Programação com Python. São Paulo: Novatec, 2010. Disponível em: https://s3.novatec.com.br/capitulos/capitulo-9788575222508.pdf

Bibliografia Complementar:

  • PESENTE. G. M. O ensino de Matemática por meio da Linguagem de Programação Python. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5020/1/ensinomatematicalinguagempy thon.pdf
  • COLUCI, Vitor R. Animações de conceitos da Teoria de Erros usando Manin/Python. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, 2022. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0239. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbef/a/YlfHKMG9B4HWKZfPtDNgPsn/?lang=pt
  • FREDIANI, J.O. R. F.; SOUZA, T. M. R. O conjunto de Mandelbrot usando Python. Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar. v. 1, N.1, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/7704
  • POLYANA, P. Programação em Python no Ensino Médio: uma Proposta em Educação Financeira. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/236525
  • VIEIRA, K. D.; HAI, A. A. O pensamento computacional na educação para um currículo integrado à cultura e ao mundo digital. Acta Scientiarum, 2023, UEM. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52908

Page generated on 2025-06-03 01:34:27 (query took 0.069755s)