Nome da Atividade
TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TMEM)
CÓDIGO
11270064
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A constituição da Educação Matemática no Brasil. Tendências teóricometodológicas atuais da Educação Matemática no Brasil e suas implicações para a formação de professores e suas práticas. Trabalha com as concepções de ensino e aprendizagem inseridas nas paisagens da educação brasileira e com as tendências em Educação Matemática, estudando conceitos relativos a etnomatemática com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena. Prioriza a compreensão da prática docente e do papel do professor no contexto da escola, das políticas públicas em educação e dos sistemas nacionais de ensino. Tendências Metodológicas em Educação Matemática. Produção textual sobre Educação Matemática.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralReconhecer e entender a Educação Matemática como campo de pesquisa e área de atuação profissional, identificando, compreendendo e relacionando com as diversas tendências teórico metodológicas no ensino de Matemática.
Objetivos Específicos
• Conceituar Educação Matemática como campo de pesquisa e ação;
• Reconhecer as diferentes tendências metodológicas para o ensino de Matemática;
• Compreender os processos históricos de construção da Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa;
• Compreender as diferentes tendências teórico metodológicas em Educação matemática;
• Explorar as concepções de ensino e aprendizagem a partir da matemática.
• Discutir sobre a prática docente e o papel do professor.
• Conhecer algumas Tendências em Educação Matemática.
• Diferenciar tipos de texto resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de análise de textos que tratam de educação matemática;
• Desenvolve propostas de ensino e produzir um texto acadêmicos, contextualizando e relacionando as tendências metodológicas estudadas.
Conteúdo Programático
• A Educação Matemática e os campos de pesquisa e ação;
• Não há docência sem discência.
• Ensinar não é transmitir conhecimento.
• Ensinar é uma especificidade humana.
• As tendências Metodológicas em Educação Matemática como metodologia de Ensino;
• Análise e escrita de tipos de texto: resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de leitura de textos de educação matemática;
• Produção de texto sobre tendências metodológicas.
• Não há docência sem discência.
• Ensinar não é transmitir conhecimento.
• Ensinar é uma especificidade humana.
• As tendências Metodológicas em Educação Matemática como metodologia de Ensino;
• Análise e escrita de tipos de texto: resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de leitura de textos de educação matemática;
• Produção de texto sobre tendências metodológicas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos. 8. São Paulo Saraiva 2008 1 recurso online ISBN 9788502161009. ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica. ISBN 9788582179000 [Livro eletrônico]. CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de matemática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 119 p. (Coleção Magistério 2. grau. Serie Formação do Professor). ISBN 8524902744. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3.ed. rev. São Paulo: Autores Associados, 2012. 228p. (Coleção Formação de professores). ISBN 9788574961477.
Bibliografia Complementar:
- BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 344 p. ISBN 9788524919398. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1977. 170 p. NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online ISBN 9788582179086. MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: Livraria da Física, 2009. 215 p. ISBN 9788578610180. FIORENTINI, Dario. Pesquisa qualitativa em educação matemática. 5.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 139 p. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575261187.