Nome da Atividade
GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)
CÓDIGO
11270070
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Gestão da Educação. A formação dos profissionais da educação matemática. Planejamento e gestão em sala de aula. Projeto Político Pedagógico. Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de aula. Avaliação em educação matemática e instrumentos de avaliação.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Reconhecer os diferentes tipos de planejamentos e a importância destes no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática na educação básica.

Objetivos Específicos:
• Conhecer o papel da didática na formação do educador matemático;
• Reconhecer a importância do Projeto Político Pedagógico, bem como identificar sua estrutura;
• Elaborar Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de aula, focando as questões do conteúdo matemático previstas na Base Nacional Comum Curricular, mas também analisando sua adequação ao conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; as Políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros marcos legais, aos quais os planos devem atender.
• Compreender a importância da avaliação no processo e ensino e aprendizagem de matemática;
• Realizar os primeiros contatos e tratativas com as escolas de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, a fim de fazer as observações nessas escolas para posterior regência de estágio;
• Elaborar e analisar instrumentos avaliativos.

Conteúdo Programático

Programa:
• O papel da didática na formação do educador matemático.
• Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática.
• Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de Aula.
• Avaliação e instrumentos de avaliação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GANDIN, Danilo. Planejamento na sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: [s.n.], 1998. 112 p. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993. SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522123728.

Bibliografia Complementar:

  • BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 312 p. GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara (Org.). Paixão de aprender. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 262 p. ISBN 853260899X. MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536310107 [Livro eletrônico] VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009. 213 p. (Subsídios pedagógicos do Libertad; 3). ISBN 978855819095. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2010. 298 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 9788530808594.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)

Page generated on 2024-11-23 02:11:12 (query took 0.116905s)