Nome da Atividade
GESTÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GPAEM)
CÓDIGO
11270070
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Gestão da Educação. A formação dos profissionais da educação matemática. Planejamento e gestão em sala de aula. Projeto Político Pedagógico. Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de aula. Avaliação em educação matemática e instrumentos de avaliação.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Reconhecer os diferentes tipos de planejamentos e a importância destes no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática na educação básica.Objetivos Específicos:
• Conhecer o papel da didática na formação do educador matemático;
• Reconhecer a importância do Projeto Político Pedagógico, bem como identificar sua estrutura;
• Elaborar Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de aula, focando as questões do conteúdo matemático previstas na Base Nacional Comum Curricular, mas também analisando sua adequação ao conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; as Políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros marcos legais, aos quais os planos devem atender.
• Compreender a importância da avaliação no processo e ensino e aprendizagem de matemática;
• Realizar os primeiros contatos e tratativas com as escolas de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, a fim de fazer as observações nessas escolas para posterior regência de estágio;
• Elaborar e analisar instrumentos avaliativos.
Conteúdo Programático
Programa:
• O papel da didática na formação do educador matemático.
• Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática.
• Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de Aula.
• Avaliação e instrumentos de avaliação.
• O papel da didática na formação do educador matemático.
• Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da matemática.
• Plano de Ensino, Plano de Curso e Plano de Aula.
• Avaliação e instrumentos de avaliação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GANDIN, Danilo. Planejamento na sala de aula. 3. ed. Porto Alegre: [s.n.], 1998. 112 p. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993. SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522123728.
Bibliografia Complementar:
- BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 312 p. GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara (Org.). Paixão de aprender. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 262 p. ISBN 853260899X. MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed. ISBN 9788536310107 [Livro eletrônico] VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009. 213 p. (Subsídios pedagógicos do Libertad; 3). ISBN 978855819095. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2010. 298 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 9788530808594.