Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA C (LEMA C)
CÓDIGO
11270073
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Educação Estatística. Construção e análise de roteiros e materiais didáticos envolvendo grandezas e medidas, estatística, probabilidade e matemática financeira.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolva conteúdos de tratamento da informação e grandezas e medidas.
Objetivos Específicos:
• Desenvolver noções básicas de estatística em atividades para o ensino Fundamental e Médio.
• Confeccionar materiais didáticos que promovam a aprendizagem de tratamento da informação e grandezas e medidas, enfatizando aplicações práticas.
• Planejar, aplicar e avaliar oficinas didáticas envolvendo tratamento da informação, Estatística,Análise Combinatória, Probabilidade, grandezas e medidas, incluindo a abordagem de temas da educação ambiental.
Conteúdo Programático
• Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos.
• Grandezas e Medidas - Unidades de medidas, grandezas proporcionais e inversamente proporcionais, regra de três simples, regra de três composta.
Análise Combinatória e Probabilidade:
• Princípios aditivos e multiplicativos, permutação, arranjo e combinação.
• Binômio de Newton e triângulo de Pascal;
• Problemas de contagem, eventos, probabilidade da união, intersecção de eventos, probabilidade condicional.
Estatística:
• Tabelas e gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos;
• Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão;
• Elementos de amostragem.
• Grandezas e Medidas - Unidades de medidas, grandezas proporcionais e inversamente proporcionais, regra de três simples, regra de três composta.
Análise Combinatória e Probabilidade:
• Princípios aditivos e multiplicativos, permutação, arranjo e combinação.
• Binômio de Newton e triângulo de Pascal;
• Problemas de contagem, eventos, probabilidade da união, intersecção de eventos, probabilidade condicional.
Estatística:
• Tabelas e gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos;
• Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão;
• Elementos de amostragem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar 5: combinatória, probabilidade. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013. LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2010. 178 p. (Formação de professores). ISBN 9788574961651. SMOLE, Kátia Stocco. CADERNOS do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online ISBN 9788536317281.
Bibliografia Complementar:
- BALDIN, Yuriko Yamamoto. Atividades com Cabri-Geometre II para cursos de licenciatura em matemática e professores do ensino fundamental e medio. São Carlos: EdUFSCAR : INEP, 2002. 239 p. ISBN 858517384X. CAMPOS, Celso Ribeiro. Educação estatística teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. São Paulo Autêntica 2011 1 recurso online ISBN 9788582170878. GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Educação em ciências e matemáticas. Porto Alegre Penso 2015 1 recurso online ISBN 9788584290598. IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel; DEGENSZAJN, David. Fundamentos de matemática elementar 11: matemática comercial, matemática financeira, estatística descritiva. 2. ed. São Paulo: Atual, 2013.