Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)
CÓDIGO
11270074
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar aspectos psicológicos; cognitivos; afetivos e sociais disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais da prática profissional. Teorias de aprendizagem e educação matemática.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivos Geral:Estudar as principais teorias psicológicas evolutivas e da aprendizagem. Aprofundar aspectos cognitivos, afetivos e sociais e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem e suas relações com o ensino da matemática.
Objetivos Específicos:
• Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos de Psicologia na prática de educador;
• Estudar as principais teorias psicológicas evolutivas e da aprendizagem e suas relações com a educação matemática.
• Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, bullyng, inclusão, entre outros temas emergentes;
Conteúdo Programático
Programa:
• Breve olhar sobre a Psicologia: compreensão histórica, psicologia como ciência e objetos de estudo.
• Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem e sua relação com a Educação Matemática;
• Instituição escolar: produção de subjetividade e suas interfaces com os processos de aprendizagem;
• Violência na Escola e Violência da Escola (Agressividade (ciberbullyng, bullying, preconceitos, discriminação).
• Indisciplina na escola.
• Breve olhar sobre a Psicologia: compreensão histórica, psicologia como ciência e objetos de estudo.
• Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem e sua relação com a Educação Matemática;
• Instituição escolar: produção de subjetividade e suas interfaces com os processos de aprendizagem;
• Violência na Escola e Violência da Escola (Agressividade (ciberbullyng, bullying, preconceitos, discriminação).
• Indisciplina na escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009. COLL, César. Desenvolvimento psicológico e educação, v.1 psicologia evolutiva. 2. Porto Alegre Penso 2004 1 recurso online ISBN 9788536307763. SALVADOR, César Coll. Desenvolvimento psicológico e educação psicologia da educação escolar, v.2. 2. Porto Alegre Penso 2015 1 recurso online ISBN 9788536307770.
Bibliografia Complementar:
- CARMO, Joao dos Santos. Dificuldades de aprendizagem no ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos: exercícios de análise do comportamento: Relatório de pesquisa. Belém 2000 163 p. (Serie Relatórios de Pesquisas). ISBN 85.86783.11.0. COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3 v. (Biblioteca Artmed). ISBN 8536302275 (v.1). D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria a prática. 4. ed. São Paulo: Papirus, 1998. 121 p. (Coleção perspectivas em educação matemática) ISBN 8530804104. D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 6. ed. São Paulo: Summus Editorial, 115 p. ISBN 9788532302502. SANTIAGO, Ana Lydia; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2010. 381 p. ISBN 9788560778737.