Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)
CÓDIGO
11270081
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Ementa:
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral
Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental a partir da convivência com a comunidade escolar. Planejar e executar atividades de docência com conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando os princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças étnicas, culturais e diversidades.

Objetivos Específicos
• Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);
• Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;
• Participar/observar Conselho(s) de Classe;
• Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos) para a comunidade na escola;
• Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da disciplina de matemática escola;
• Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.

Conteúdo Programático

Programa
• Conhecimento do público alvo e do espaço escolar onde o projeto/prática será desenvolvido;
• Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o público e a tendência metodologia mais adequada;
• Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a realidade e ao objetivo da aprendizagem;
• Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como elaborar instrumentos para que os participantes avaliem;
• Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. rev. Campinas: Autores Associados, 2010. 140 p.(Formação de Professores) ISBN 9788574961545. NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582178782.

Bibliografia Complementar:

  • CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 119p. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542. DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo Autêntica 2008 1 recurso online ISBN 9788582170885. NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental: jogos de matemática de 6º a 9º ano. v.2. Porto Alegre: ArtMed 2007 1 recurso online ISBN 9788536311487.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 134 81 Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
Professor responsável pela turma

LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA
Professor Regente

ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Professor Regente

Page generated on 2024-11-23 02:35:59 (query took 0.071438s)