Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)
CÓDIGO
11270086
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma
escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar,
compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e
avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC).
escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar,
compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e
avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC).
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geralObservar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática nos Anos Finais do Ensino
Fundamental em uma escola da Educação Básica.
Objetivos Específicos:
Observar aulas em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para os anos finais
do ensino fundamental a partir do contexto observado e experimentado com o
professor titular da turma e em acordo com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC);
Lecionar matemática em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;
Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício
docente;
Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades
realizadas no estágio.
Conteúdo Programático
Observação de forma crítica do ambiente escolar e das aulas em uma turma
dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
Prática docente em uma turma de matemática dos Anos Finais do Ensino
Fundamental;
Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para os Anos Finais
do Ensino Fundamental, a partir do contexto observado e experimentado;
Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades
realizadas na regência de estágio.
dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
Prática docente em uma turma de matemática dos Anos Finais do Ensino
Fundamental;
Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para os Anos Finais
do Ensino Fundamental, a partir do contexto observado e experimentado;
Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades
realizadas na regência de estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582178782.
- LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas:
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf
Bibliografia Complementar:
- SUTHERLAND, Rosamund. Ensino eficaz de matemática. Porto Alegre ArtMed 2017 1 recurso online ISBN 9788536318530.
- SANTOS, Vinício de Macedo. Ensino de matemática na escola de nove anos dúvidas, dívidas e desafios. São Paulo Cengage Learning 2014 1 recurso online ISBN 9788522116492.
- PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339.
- PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online.
- LEITE, Vanessa Caldeira. A constituição do eu-docente na formação inicial através
dos Estágios Supervisionados. 2014.193f. Tese de doutorado em Educação –
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em:
- KRAUSE, Ester velar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de
Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. 2015. 177f.
Dissertação (Mestrado de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação/UFPEL.
Disponível em:
- HUETE, J. C. Sánchez. O ensino da matemática fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre ArtMed 2017 1 recurso online ISBN 9788536308395
- CHAMBERS, Paul. Ensinando matemática para adolescentes. 2. Porto Alegre Penso 2015 1 recurso online ISBN 9788584290260.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 13 | 0 |
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura) Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura) Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura) Matemática - Polo Panambi (Licenciatura) Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura) |
LUCIANA CHIMENDES CABRERA Professor Regente CARLA DENIZE OTT FELCHER Professor responsável pela turma |