Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO B (ECS B)
CÓDIGO
11270086
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma
escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar,
compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e
avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC).

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral

Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática nos Anos Finais do Ensino
Fundamental em uma escola da Educação Básica.

Objetivos Específicos:
 Observar aulas em uma turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
 Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para os anos finais
do ensino fundamental a partir do contexto observado e experimentado com o
professor titular da turma e em acordo com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC);
 Lecionar matemática em uma turma dos anos finais do ensino fundamental;
 Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício
docente;
 Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades
realizadas no estágio.

Conteúdo Programático

Observação de forma crítica do ambiente escolar e das aulas em uma turma
dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
 Prática docente em uma turma de matemática dos Anos Finais do Ensino
Fundamental;
 Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para os Anos Finais
do Ensino Fundamental, a partir do contexto observado e experimentado;
 Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades
realizadas na regência de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582178782.
  • LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas:
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf

Bibliografia Complementar:

  • SUTHERLAND, Rosamund. Ensino eficaz de matemática. Porto Alegre ArtMed 2017 1 recurso online ISBN 9788536318530.
  • SANTOS, Vinício de Macedo. Ensino de matemática na escola de nove anos dúvidas, dívidas e desafios. São Paulo Cengage Learning 2014 1 recurso online ISBN 9788522116492.
  • PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339.
  • PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online.
  • LEITE, Vanessa Caldeira. A constituição do eu-docente na formação inicial através dos Estágios Supervisionados. 2014.193f. Tese de doutorado em Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em:
  • KRAUSE, Ester velar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. 2015. 177f. Dissertação (Mestrado de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação/UFPEL. Disponível em:
  • HUETE, J. C. Sánchez. O ensino da matemática fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre ArtMed 2017 1 recurso online ISBN 9788536308395
  • CHAMBERS, Paul. Ensinando matemática para adolescentes. 2. Porto Alegre Penso 2015 1 recurso online ISBN 9788584290260.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 13 0 Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

CARLA DENIZE OTT FELCHER
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)

Page generated on 2024-11-23 02:33:42 (query took 0.123422s)