Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)
CÓDIGO
11270090
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple o ensino médio, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral
Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple o Ensino Médio a partir da convivência com a comunidade escolar. Planejar e executar atividades de docência com conteúdos matemáticos para o Ensino Médio, considerando os princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças étnicas, culturais e diversidades.

Objetivos Específicos:
 Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola
(secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);
 Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;
 Participar/observar Conselho(s) de Classe;
 Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos)
para a comunidade na escola;
 Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da
disciplina de matemática escola;
 Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada
junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.

Conteúdo Programático

 Conhecimento do público alvo e do espaço escolar onde o projeto/prática será
desenvolvido;
 Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o
público e a tendência metodologia mais adequada;
 Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a
realidade e ao objetivo da aprendizagem;
 Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como elaborar
instrumentos para que os participantes avaliem;
 Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010. 140 p. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545.
  • NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 978858217878.
  • POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre AMGH 2014 1 recurso online ISBN 9788580553680.

Bibliografia Complementar:

  • CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2.ed. Belo Horizonte: Au
  • DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo Autêntica 2008 1 recurso online ISBN 9788582170885.
  • NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086.
  • PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339.
  • SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre ArtMed 2011 1 recurso online ISBN 9788536317281.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 55 30 Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
CARLA DENIZE OTT FELCHER
Professor responsável pela turma

LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

FELIPE FEHLBERG HERRMANN
Professor Regente

DANIEL KEGLIS DE SOUSA
Professor Regente

ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA
Professor Regente

Page generated on 2024-05-18 13:18:47 (query took 0.084625s)