Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO D (ECS D)
CÓDIGO
11270094
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Experenciar o conjunto de atividades da atuação do professor de matemática em uma escola pública da educação básica, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar. Planejamento, execução e avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente (BNCC).
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral: Observar, planejar, lecionar e avaliar aulas de matemática no Ensino Médio em uma escola da Educação Básica.
Objetivos Específicos:
Observar aulas em uma turma no Ensino Médio;
Planejar aulas de matemática com conteúdos adequados para o Ensino Médio a partir do contexto observado e experimentado com o professor titular da turma e em
acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
Lecionar matemática em uma turma do Ensino Médio;
Realizar avaliações com a turma de estudantes em que praticou o exercício docente;
Elaborar um relatório que contemple a análise e reflexão das atividades realizadas
no estágio.
Conteúdo Programático
Observação de forma crítica do ambiente escolar e das aulas em uma turma do Ensino Médio;
Prática docente em uma turma de matemática do Ensino Médio;
Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para o Ensino Médio, apartir do contexto observado e experimentado;
Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.
Prática docente em uma turma de matemática do Ensino Médio;
Elaboração de Planos de aulas com conteúdo adequados para o Ensino Médio, apartir do contexto observado e experimentado;
Elaboração e entrega de um relatório de estágio que contemple as atividades realizadas na regência de estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre Penso 2012 1 recurso online ISBN 9788563899972.
- LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010. 140 p. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545.
- NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582178782.
Bibliografia Complementar:
- SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre ArtMed 2011 1 recurso online ISBN 9788536317281.
- CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 119p. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788575262542.
- POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre AMGH 2014 1 recurso online ISBN 9788580553680.
- PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339.
- NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo: Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086.
- DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática emsala de aula. São Paulo Autêntica 2008 1 recurso online ISBN 9788582170885.