Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À VIDA ACADÊMICA
CÓDIGO
11270095
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
A, P (pendente), R,
I
Ementa
A Universidade Federal de Pelotas: histórico, estrutura e organização. Vida acadêmica do discente de graduação: rotinas, possibilidades e desafios. Projetos Unificados: Ensino, Pesquisa e Extensão. O Curso de Licenciatura à Distância: PPC e funcionamento do Curso escolhido. Áreas de atuação profissional e perfil do egresso.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralApresentar a Universidade e introduzir os discentes ao ambiente universitário e às diferentes rotinas do curso de graduação e da vida acadêmica na UFPel.
Objetivo Específicos
• Conhecer a estrutura e organização atual da Universidade Federal de Pelotas;
• Ambientar-se com o curso de graduação na modalidade à distância e conhecer seu Projeto Pedagógico;
• Mapear as diferentes subáreas do curso e seus projetos vinculados (ensino, pesquisa e extensão), bem como formas possíveis de atuação profissional do egresso;
• Refletir sobre a atuação acadêmica na graduação e o papel a ser cumprido pelo discente durante seu percurso universitário.
Conteúdo Programático
Programa
• História, estrutura e organização da UFPel.
• Vida acadêmica do discente de graduação: rotinas, possibilidades e desafios.
• Site da UFPel, link e principais acessos a informação: CRA, Biblioteca Virtual, pro-reitorias.
• Projetos Unificados: Ensino, Pesquisa e Extensão.
• Funcionamento e administração do curso: organizando o percurso acadêmico
• Áreas de atuação profissional e perfil do egresso
• Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Licenciaturas à Distância, aspectos relevantes.
• Site dos Cursos, disponibilizarem os links de acesso.
• História, estrutura e organização da UFPel.
• Vida acadêmica do discente de graduação: rotinas, possibilidades e desafios.
• Site da UFPel, link e principais acessos a informação: CRA, Biblioteca Virtual, pro-reitorias.
• Projetos Unificados: Ensino, Pesquisa e Extensão.
• Funcionamento e administração do curso: organizando o percurso acadêmico
• Áreas de atuação profissional e perfil do egresso
• Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Licenciaturas à Distância, aspectos relevantes.
• Site dos Cursos, disponibilizarem os links de acesso.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SOTO, Ucy; MAYRINK, Mônica Ferreira; GREGOLIN, Isadora Valencise, (Orgs.). Linguagem, educação e virtualidade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 249 p. ISBN 978-85- 7983-017-4. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/px29p/pdf/soto-9788579830174.pdf . Acesso em: 23/10/2020.
- Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel = https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2018/09/SEI_Resolu%C3%A7%C3%A3o-29.2018-Regulamento-Ensino-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-I.pdf
- Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos = https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/files/2019/06/Manual.pdf
Bibliografia Complementar:
- Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária = https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102018000300626&lng=pt&nrm=iso
- Introdução à escrita acadêmica [recurso eletrônico] / Luís Fernando Lazzarin. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2016. = https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/IntroduoEscritAcadmica.pdf
- A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários = https://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a10
- Qualidade de vida do estudante universitário e o rendimento acadêmico = https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/4796