Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
12000337
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
136
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
136
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento de atividades de ensino de Química. Metodologias para o ensino de Química. Docência compartilhada em química no ensino médio

Objectives

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Médio. Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas em aulas de Química, sob orientação de professor da universidade e supervisão de professor da escola.

ESPECÍFICOS:
Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos de Ensino Médio, sob a supervisão de professor da escola.
Participar das atividades didático-pedagógicas de determinada turma do Ensino Médio.
Realizar, sistematizar e analisar levantamento de idéias prévias dos alunos sobre assuntos a serem desenvolvidos durante o estágio de regência de classe.
Planejar e executar atividades didático-pedagógicas em determinada turma, sob a orientação de professor da escola.Planejar, em conjunto com o professor da escola e dos orientadores de estágio, as atividades para a regência de classe.
Propor discussões e reflexões sobre a responsabilidade da profissão docente com o desenvolvimento de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
Sistematizar, por escrito, as experiências vivenciadas na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • ALVAREZ-MENDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de; ALVES, Maria Palmira Carlos (Org.). Cultura e política de currículo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília: MEC, 1996.
  • COSTA, Marisa Vorraber. A escola tem futuro? 2. ed. São Paulo: Lamparina, 2007.

Page generated on 2024-12-23 12:48:17 (query took 0.116754s)