Nome da Atividade
POR QUE LER OS CLÁSSICOS
CÓDIGO
12000452
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A importância do (re)conhecimento dos trabalhos clássicos da cultura humana e especialmente no campo da Química. A História e a Epistemologia da Ciência como ferramenta de trabalho. Acesso a textos originais e suas traduções. A recontextualização da pesquisa científica para a escola.
Objectives
Objetivo Geral:
Gerais:Promover um espaço mais ampliado de discussão histórico-epistemológica na formação de professores de Química, assim como aprofundar a compreensão das bases conceituais de determinados aspectos básicos das Ciências e da Química.
Específicos:
- Ampliar o conhecimento da História da Química e das Ciências;
- Promover um espaço-tempo de leitura, escrita e de formação pela pesquisa;
- Empregar elementos da epistemologia da ciência na compreensão dos movimentos produtores de conhecimentos químicos escolares.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
- 2. MAAR, Juergen Heinrich. Pequena história da Química - primeira parte - dos primórdios a Lavoisier. Florianópolis: Papa-livro, 1999.
- 3. MAAR, Juergen Heinrich. Pequena história da Química - segunda parte – De Lavoisier ao sistema periódico. Florianópolis: Papa-livro, 2011.
Bibliografia Complementar:
- 1. ATKINS, Peter. Princípios de química questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre ArtMed, 2018. Recurso online. ISBN 9788582604625.
- 2. GALLICA. Biblioteca Digital da França. Acessível em: https://gallica.bnf.fr.
- 3. LE COUTEUR, Penny. Os botões de Napoleão as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. Recurso online. ISBN 9788537802984.
- 4. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces. Acessível em: https://revistas.pucsp.br/hcensino.
- 5. Revista Química Nova na Escola. Acessível em: http://qnesc.sbq.org.br/