Nome da Atividade
LEITURA COMPLEMENTAR EM LÍNGUA INGLESA
CÓDIGO
1310212
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de estratégias de leitura em inglês como língua estrangeira, com ênfase em elementos e recursos linguísticos intertextuais que contribuam para a compreensão de tipos diversos de textos como unidades de sentido.

Objectives

Objetivo Geral:

Fazer uso de textos autênticos de fontes e gêneros diversos, com vistas a desenvolver diferentes tipos de habilidades/estratégias e de micro-habilidades de leitura em língua inglesa, de forma a complementar as atividades de leitura propostas em disciplina de língua inglesa do Curso de Letras

Conteúdo Programático

1. Propósitos variados de leitura e diferentes formas de ler; diferentes tipos de habilidades/estratégias de leitura: “skimming”, “scanning”, leitura intensiva e leitura extensiva;
2. Micro-habilidades de leitura:
2.1. Reconhecimento de funções comunicativas de textos;
2.2. Reconhecimento de idéias principais de textos;
2.3. Identificação de detalhes específicos;
2.4. Distinção entre idéias principais e acessórias;
2.5.Reconhecimento da atitude do autor do texto em relação a determinado tópico e em relação ao leitor;
2.6. Inferência quanto a idéias e informações não explícitas;
2.7. Antecipação em relação ao conteúdo do texto e ao desenvolvimento do discurso;
2.8. Inferência em relação ao contexto do discurso com base em conhecimento de mundo;
2.9. Reconhecimento de vocabulário familiar;
2.10. Uso do contexto para a compreensão do sentido de vocabulário não-familiar;
2.11. Reconhecimento de palavras centrais e interpretação do sentido de certos padrões de ordem de palavras:
2.12. Reconhecimento de classes gramaticais de palavras (substantivos, verbos, etc.), sistemas (tempos verbais, concordância, pluralização, etc.), padrões sintáticos e formas elípticas;
2.13. Reconhecimento de elementos de coesão do discurso escrito e devidas funções nas relações inter e intra-sentenciais;
3. Interpretações baseadas em conhecimento de mundo e em referências culturais específicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • McCARTHY, Michael. Discourse analysis for language teachers. Cambridge University Press, 1991.
  • NUNAN, David. Reading: a discourse perspective. Language teaching methodology: a textbook for teachers. Phoenix ELT, 1995.
  • THORNBURY, Scott. Beyond the sentence: introducing discourse analysis. Macmillan, 2005.

Page generated on 2024-11-23 07:57:15 (query took 0.071417s)