Nome da Atividade
LÍNGUA FRANCESA I
CÓDIGO
1310264
Carga Horária
187 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
11
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
9
CRÉDITOS
11
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
• Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em língua francesa, visando à competência comunicativa em nível básico, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de língua francesa em formação.
Objectives
Objetivo Geral:
• Desenvolver as habilidades visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística, com ênfase na simulação de contextos iniciais de socialização centrados no próprio locutor.Conteúdo Programático
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NO NÍVEL LINGUÍSTICO:
• Tempos verbais: Présent, Passe Composé, Futur Proche de l´Indicatif. Impératif.
• Verbos regulares e irregulares.
• Verbos auxiliares.
• Conjugação pronominal.
• Adjetivos e substantivos: gênero e número.
• Adjetivos demonstrativos; adjetivos possessivos.
• Artigos definidos e indefinidos.
• Preposições e contrações.
• Interrogação.
• Pronomes.
• Numerais.
• Advérbios e adjetivos.
OBSERVAÇÃO:
• As aulas serão caracterizadas por princípios comunicativos de ensino, de forma a dar relevância funcional e cultural aos conteúdos linguísticos.
• Tempos verbais: Présent, Passe Composé, Futur Proche de l´Indicatif. Impératif.
• Verbos regulares e irregulares.
• Verbos auxiliares.
• Conjugação pronominal.
• Adjetivos e substantivos: gênero e número.
• Adjetivos demonstrativos; adjetivos possessivos.
• Artigos definidos e indefinidos.
• Preposições e contrações.
• Interrogação.
• Pronomes.
• Numerais.
• Advérbios e adjetivos.
OBSERVAÇÃO:
• As aulas serão caracterizadas por princípios comunicativos de ensino, de forma a dar relevância funcional e cultural aos conteúdos linguísticos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUGÉ, H. et al. Nickel, Paris : CLE International, 2014.
- BADY, J. et alii. Grammaire – 350 exercices. Niveau débutant. Paris: Hachette, 1996.
- BESCHERELLE DES VERBES – Conjugaisons. Paris: Hatier, 1997.
Bibliografia Complementar:
- COURTILLON, J.; RAILLARD, S. Archipel 1. Paris: Hatier, 1982.
- DICTIONNAIRE LAROUSSE DE POCHE . Paris: Larousse, 2002
- DICTIONNAIRE LAROUSSE Français-Portugais / Portugais-Français. Paris: Larousse, 2002.
- GIRARDET, J. ; PÉCHEUR, J. Écho 1. CLE, 2008.
- GRÉGOIRE, M. ; MERLO, G. Grammaire progressive du français avec 400 exercices. Niveau débutant. Paris: CLE International, 1997.