Nome da Atividade
LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA
CÓDIGO
1320376
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Discurso, estilo e subjetividade: aspetos enunciativos e pragmáticos.
Objectives
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam lidar com uma diversidade de gêneros e estilos discursivos, sob o ponto de vista de teorias enunciativas e pragmáticas, com o intuito de proporcionar uma reflexão teórica acerca de tais elementos linguístico-discursivos.Conteúdo Programático
• Texto e discurso
• Discurso e estilo
• Discurso, estilo, subjetividade e ideologia
• Discurso e gêneros discursivos
• Gêneros discursivos e tipologia textual
• Gêneros, estilos e variações linguísticas
• Gêneros e atos de fala
• Heterogeneidade sob perspectivas enunciativas
• Intertextualidade e interdiscursividade
• Intertextualidade e inter-gêneros
• Intertextualidade e estilo
• Discurso e estilo
• Discurso, estilo, subjetividade e ideologia
• Discurso e gêneros discursivos
• Gêneros discursivos e tipologia textual
• Gêneros, estilos e variações linguísticas
• Gêneros e atos de fala
• Heterogeneidade sob perspectivas enunciativas
• Intertextualidade e interdiscursividade
• Intertextualidade e inter-gêneros
• Intertextualidade e estilo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
- BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Org.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Ed Univ Sao Paulo, 2003. 81 p.
- BAZERMAN, C., DIONISIO, A.; HOFFNAGEL, J. C. (orgs.) Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
Bibliografia Complementar:
- BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
- DIONISIO, A. P. , MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.) Gêneros textuais e ensino. (3ª ed) Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
- DISCINI, N. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto, 2004.
- KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. (2ª ed.) São Paulo: Cortez, 2003.
- MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.