Nome da Atividade
PESQUISA EM LETRAS II
CÓDIGO
1320481
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conjunto de atividades – pesquisa - orientadas para a busca de conhecimentos sobre a linguagem. Definição do tema da pesquisa e da abordagem teórica. Elaboração de pesquisa: percurso, fases e etapas. Relatório de pesquisa.
Objectives
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno condições para:• Desenvolver competências e habilidades que provoquem autonomia na busca do conhecimento.
• Direcionar trabalho de pesquisa com indagações procedentes e que permitam uma atitude responsiva.
• Apropriar-se de método que garanta certa autonomia na aquisição de conhecimento fora da sala de aula.
• Redigir relatório de pesquisa.
Conteúdo Programático
• Planejamento de atividades que conduzam ao conhecimento profundo de determinado aspecto da linguagem.
• Projetos de pesquisa de conteúdos linguísticos que visem à aquisição de capacidades e conhecimentos pertinentes à formação do Bacharel em Letras.
• Recorte temático: tema e delimitação do tema.
• Recorte teórico: tipos de pesquisa sobre a linguagem e implicações em técnicas e recursos de pesquisa.
• Fases e etapas do trabalho de pesquisa.
• Execução e avaliação da pesquisa.
• Relatório final.
• Projetos de pesquisa de conteúdos linguísticos que visem à aquisição de capacidades e conhecimentos pertinentes à formação do Bacharel em Letras.
• Recorte temático: tema e delimitação do tema.
• Recorte teórico: tipos de pesquisa sobre a linguagem e implicações em técnicas e recursos de pesquisa.
• Fases e etapas do trabalho de pesquisa.
• Execução e avaliação da pesquisa.
• Relatório final.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1989.
- LAMPERT, Ernani. A universidade na virada do século XXI: ciência, pesquisa e cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000.
Bibliografia Complementar:
- DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2000.
- MACHADO, A. R. (Org.) Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. São Paulo: Parábola, 2011.
- MOLLICA, M.C.; BRAGA, M.L. Introdução à sociolingüística. São Paulo: Contexto, 2004.
- MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
- RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.