Nome da Atividade
PROCEDIMENTO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370122
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Procedimentos de ensino em Educação Física e a interação didática entre objetivos, conteúdos, métodos e avaliação. O processo de ensino-aprendizagem por competências. Técnicas, métodos e estilos de ensino. Análise do ensino da Educação Física escolar.

Objectives

Objetivo Geral:

a) Proporcionar pensamento crítico, habilidades e competências para lecionar na Educação Física.
b) Capacitar didaticamente acadêmicos para desenvolver processos de ensino-aprendizagem, considerando a interação entre objetivos, conteúdos, métodos e avaliação.
c) Analisar e compreender criticamente os procedimentos de ensino nas aulas de educação física escolar.
d) Articular a ligação entre teoria e prática através das práticas pedagógicas como componente curricular.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, C. L. A. Educação Física e didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • LIBÂNEO, J C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
  • PEREIRA, F. M. Procedimentos de ensino de conteúdos cognitivos em aulas de educação física escolar, Revista Biomotriz. Cruz Alta, 05,1679-8074, nov. 2011.
  • TENROLLER; C. A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas: Ed/ULBRA, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, L. A. S. Didática da Educação Física. Jundiaí: Fontoura, 2011.
  • ECAPARROZ, F. E. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física como componente curricular. Campinas: Autores Associados, 2007.
  • NASCIMENTO, J. V. Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e desportos. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, 13(1): 5-21, jan./jun. 1999.
  • PALMA, V. T. P. A.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação Física e a organização curricular. Londrina: Eduel, 2010.
  • RESENDE, H. G.; ROSAS, A. S. Metodologias de ensino em educação física: os estilos de ensino segundo Mosston e Ashworth. in: FERREIRA, E. L. Atividades físicas inclusivas para pessoas com deficiência. Mogi das Cruzes, CBDCR, p. 101-196. 2011.

Page generated on 2024-12-23 11:00:01 (query took 0.139169s)