Nome da Atividade
Atividade física e saúde da criança IV
CÓDIGO
13370151
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
75
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina explora a orientação, prescrição e supervisão do exercício físico voltado para crianças com deficiencias e necessidades especiais. Abrange os benefícios do exercício nos aspectos motores, psicológicos e afetivos, realizando uma interação destes na mudança do estilo de vida e consequente melhoria da qualidade de vida. Visa ainda orientar os profissionais quanto ao convencimento da família e sociedade sobre a importancia do exercício na vida destas crianças como fator de proteção a saúde. As atividades da disciplina permitirão que os residentes tenham conhecimento crítico das estratégias de treinamento e promoção do exercício físico.

Objectives

Objetivo Geral:

A disciplina explora a orientação, prescrição e supervisão do exercício físico voltado para crianças com deficiencias e necessidades especiais. Abrange os benefícios do exercício nos aspectos motores, psicológicos e afetivos, realizando uma interação destes na mudança do estilo de vida e consequente melhoria da qualidade de vida. Visa ainda orientar os profissionais quanto ao convencimento da família e sociedade sobre a importancia do exercício na vida destas crianças como fator de proteção a saúde. As atividades da disciplina permitirão que os residentes tenham conhecimento crítico das estratégias de treinamento e promoção do exercício físico.

Conteúdo Programático

Tipos de deficiência e seus determinantes
Efeitos do exercício físico em crianças com necessidades especiais
Prescrição de exercício físico para crianças com necessidades especiais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GORGATTI, M.G. & DA COSTA, R.F. Atividade Física Adaptada, qualidade de vida para pessoas com necessidade especiais.2.ed.rev.- Barueri, SP
  • PACHECO, J. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre, ArtMed, 2006.
  • WINNICK, J. P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole, 2002

Bibliografia Complementar:

  • NIEMAN, D.C. Exercise testing and prescription. A health-related approach. 7ª ed. McGraw-Hill, 2007.
  • GORLA, J.I. -Educação Física Adaptada - O Passo a Passo da Avaliação 2a .Ed.Phorte pp. 160,
  • MARQUES, A. C.; CIDADE, R. E.; LOPES, K. A. T. Questões da deficiência e as ações no e as ações no Programa Segundo Tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B; PERIM, L. P. (Org.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. EDUEM. 2009
  • American College of Sports Medicine. ACSM´s resource manual for guidelines for exercise testing and prescription. 5ª ed. Lippincott Williams & Wilkins, 2006.
  • NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida.6ª ed. Londrina, Midiograf

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