Nome da Atividade
EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA
CÓDIGO
13380064
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Concretizar ações que se relacionam com o "cuidar a vida", com uma nova pedagogia na vida. Desenvolver a criatividade para transformar a própria vida, almejando uma percepção ampliada do mundo. Estar sensível, ao vínculo consigo mesmo, com outras pessoas e com o universo. Desapegar-se dos velhos conhecimentos, desprenderem-se do passado e recriar a vida. Estar aberto à transformação, reeducar-se continuamente, em comunhão com as a vida em uma relação profunda comprometida.
Objectives
Objetivo Geral:
Desencadear um processo de formação, baseada no Princípio Biocêntrico, promovendo o aprofundamento vivencial-teórico dialogado de uma formação crítica, articulada ao desenvolvimento dos potenciais humanos de saúde numa ética da vida.Conteúdo Programático
Biodanza e suas relações com a educação Biocentrica.
- Conceito de vivência, linhas de vivências, perspectivas metodológicas, música, movimento e emoção;
- Concepções de vida, universo e educação Biocêntrica;
- Cultura Biocêntrica;
- Fundamentos antropológicos, éticos e sociais da visão Biocêntrica;
- Integração razão/emoção na Educação Biocêntirca;
- Para uma Educação Biocêntrica: Exigências, necessidades e limites;
- Princípio bocêntrico; Educação Biocêntrica, construtivismo, holística, dialógica e as diversas relações destes paradigmas;
- Situar historicamente a Educação Biocêntrica;
- As vivências em Educação Biocêntrica.e seus princípios;
- Fundamentos metodológicos da Educação Biocentrica;
- Vivencias envolvendo caminhares, segmentares, coordenação rítmica, rodas, danças individuais e coletivas, as posições geratrizes, etc.
- Conceito de vivência, linhas de vivências, perspectivas metodológicas, música, movimento e emoção;
- Concepções de vida, universo e educação Biocêntrica;
- Cultura Biocêntrica;
- Fundamentos antropológicos, éticos e sociais da visão Biocêntrica;
- Integração razão/emoção na Educação Biocêntirca;
- Para uma Educação Biocêntrica: Exigências, necessidades e limites;
- Princípio bocêntrico; Educação Biocêntrica, construtivismo, holística, dialógica e as diversas relações destes paradigmas;
- Situar historicamente a Educação Biocêntrica;
- As vivências em Educação Biocêntrica.e seus princípios;
- Fundamentos metodológicos da Educação Biocentrica;
- Vivencias envolvendo caminhares, segmentares, coordenação rítmica, rodas, danças individuais e coletivas, as posições geratrizes, etc.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAPRA F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
- CAVALCANTE, R. (Org.) et al. Educação Biocêntrica: um movimento de construção dialógica. Fortaleza, Banco do Nordeste. 1999.
- TORO, R. .Biodanza. São Paulo: Olavobras/Escola Paulista de Biodanza, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ANDRADE, C. R. X. Educação Biocentrica: vivenciando o desenvolvimento organizacional. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2003.
- BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão da terra. Petrópolis: Vozes, 1999
- FIGUEIREDO, M. X. B. et al. Tecendo redes de sensibilidade criativa: Biodanza. in: NICOLAU, M. L. M. & DIAS, M. C. M. (Orgs.). Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2003.
- FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
- VIOTTI, L. S. & CARVALHO, G. B. A empresa no tempo do amor: Biodanza nas organizações. Belo Horizonte: Fênix, 1997.