Nome da Atividade
INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA
CÓDIGO
13380125
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Aproximação com a realidade escolar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Atividades de observação da escola e da comunidade; coleta de dados institucionais e da comunidade; acompanhamento de atividades de ensino; análise da realidade escolar e do currículo. Educação como componente curricular e BNCC. Relatório de observação de atividades docentes e práticas pedagógicas em educação física.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover a reflexão e viabilizar processos de re-conhecimento do estudante em seu projeto e desejo de ser professor de Educação Física, conhecedor e mediador de processos de ensino e aprendizagem das práticas corporais, através de uma inserção teórico-prática na totalidade do trabalho escolar e considerando a formação técnica, científica e cultural desenvolvida ao longo do curso de educação física e sua trajetória escolar.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí. Unijuí, 1994.
  • PINTO, F. M. E VAZ, A. F. Sobre a relação entre saberes e práticas corporais: notas para a investigação empírica do fracasso em aulas de educação física. Educação e Realidade. v. 34, n. 2, Mai/Ago, 2009. (p. 261-277) Acesso em 12/08/2020. Disponível em:.
  • SOUZA, A. G.; SPONCHIADO, J. I.; PINTO, F. M. Projeto e desejo de ser professora de Educação Física em escolas públicas: um estudo sobre a docência e o investimento pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 1033-1051, set./dez. 2016. Acesso em 12/08/2020. Disponível em: .

Bibliografia Complementar:

  • ABRAHÃO, M.H.M.B. Profissionalização docente e identidade – a invenção de si. Educação, PUCRS, v. 30, n. especial, p. 163-185, out. 2007. Acesso em 12/08/2020. Disponível em: .
  • BASSANI, J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio/ago. 2003. Acesso em 12/08/2020. Disponível em: .
  • BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). 2018. Acesso em 12/08/2020. Disponível em: .
  • CHARLOT, B. Da relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. VAZ, A.F. Aprender a produzir e mediar conhecimentos: um olhar sobre a prática de ensino de Educação Física. Motrivivência. Florianópolis, ano XI, n. 13, nov. 1999. p. 11–34. Acesso em 12/08/2020. Disponível em: .

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 100 76 ABI - Educação Física (área básica de ingresso)
Educação Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
CAMILA BORGES MÜLLER
Professor responsável pela turma

Page generated on 2024-11-23 00:53:23 (query took 0.083784s)