Nome da Atividade
TÓPICOS ESPECIAIS II
CÓDIGO
14120088
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina discute o atual papel das geotecnologias e dos dados no planejamento territorial, centrando-se no conceito de cartografia digital e suas múltiplas possibilidades de visualização de dados. O recente avanço das tecnologias digitais e a ampla disponibilidade de dados trazem novas maneiras não apenas de representar, mas de compreender e planejar as cidades, de modo que a cartografia digital é hoje essencial a profissionais de diversas áreas, como urbanismo, transporte, planejamento urbano e meio ambiente. Busca-se conhecer as principais potencialidades e desafios que dados geoespaciais e novas tecnologias digitais oferecem às cidades, passando pelo uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), dados massivos (big data), programação, inteligência artificial e gêmeos digitais urbanos. De caráter teórico-prático, a disciplina aborda os principais conceitos relacionados à cartografia digital, discute aplicações de ferramentas de análise e visualização de dados geoespaciais e explora funcionalidades de SIG para criação de mapas temáticos e análises espaciais avançadas.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Conhecer as principais potencialidades e desafios que dados geoespaciais e novas tecnologias digitais oferecem às cidades;- Conhecer técnicas de análise e visualização de dados espaciais.
Conteúdo Programático
Unidade I: Planejamento territorial na era digital: a cidade como máquina de dados.
Unidade II: Geotecnologias e ferramentas para análise e visualização de dados.
Unidade III: Cartografia digital na prática: fundamentos de SIG.
Unidade II: Geotecnologias e ferramentas para análise e visualização de dados.
Unidade III: Cartografia digital na prática: fundamentos de SIG.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Stein, Ronei T.; Santos, Franciane M.; Rex, Franciel E. et al. Geoprocessamento. Porto Alegre: SAGAH, 2021. Recurso online.
- Longley, Paul A et al. Sistemas e ciência da informação geográfica. 3. Porto Alegre: AMGH, 2013. Recurso online.
- Netto, V. M.; Vargas, J. C. B.; Saboya, R. T. A revolução dos dados e a nova ciência das cidades. Revista de Morfologia Urbana, v. 8, n.1, e00173, 2020. DOI: 10.47235/rmu.v8i1.173. Disponível em: https://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/173. Acesso em: 13 set. 2023.