Nome da Atividade
TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS À ARQUITETURA E URBANISMO
CÓDIGO
14120146
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Topografia: procedimentos e formas de representação do território e do relevo; aplicações na arquitetura, no paisagismo e no desenho urbano. SIG, geoprocessamento: princípios, procedimentos e montagem de bases espaciais; dados raster, vetoriais e bancos de dados; análise e interpretação de dados em planejamento urbano e regional.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVOS GERAIS
Adquirir conhecimentos de topografia e geoprocessamento para a compreensão dos diferentes modos de representação do território necessários aos processos de projeto de arquitetura, paisagismo, planejamento urbano e regional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer os princípios e procedimentos fundamentais da topografia, sua aplicação e representação gráfica deaspectos topográficos de terreno.
Exercitar os procedimentos expeditos de levantamento de campo e de locação em arquitetura e urbanismo. Exercitar a modelagem das características físicas do território a partir de representações planimétricas e altimétricas.
Exercitar a interpretação de representações planimétricas e altimétricas para o projeto em arquitetura epaisagismo. Conhecer os principais tipos de projeções cartográficas e sua utilização em arquitetura e urbanismo.
Conhecer os princípios e procedimentos fundamentais de Sistemas de Informação Geográficas - SIG egeoprocessamento; softwares e dados espaciais.
Exercitar a prática de montagem de bases raster, de desenhos vetoriais, da criação e operação de bancos dedados em SIG e da elaboração de mapas temáticos.
Conhecer os procedimentos para a classificação supervisionada de imagens de satélite.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBIERI, Alexandre e outros. Elaboração de mapas temáticos no QGis. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos, 2017. CHITHAM, Robert. La arquitectura histórica acotada y dibujada. México: Gustavo Gili, 1982. FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos. 2013. RANGEL, Alcyr Pinheiro. Projeções cotadas: desenho projetivo. 4 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos eCientíficos Editora, 1979. TULER, Marcelo Sergio Saraiva. Fundamentos de topografia. São Paulo: Bookman. 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BUZAI, Gustavo. Geografia Global. Lugar Editorial, 2004. FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Básica. Porto Alegre: UniLaSalle. 2005. LANG, Stefan. Análise da paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. LOCH, Carlos e CORDINI Jucilei .Topografia Contemporânea – Planimetria. 2ª Edição. Florianópolis: Editora daUFSC. 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TOPOGRAFIA Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

Página gerada em 24/10/2025 14:29:37 (consulta levou 0.149324s)