Nome da Atividade
FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO: POÉTICAS EM PESQUISA
CÓDIGO
1440364
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A importância da fotografia, suas práticas e produtos, para as sociedades contemporâneas. Fotografia e Imaginário: a mensagem fotográfica e seus atravessamentos antropológicos, inter-relações e representações na Arte. O discurso fotográfico nos cenários contemporâneos: leitura e interpretação de imagens. Expressão, poéticas e processos de significação: bases do pensamento fotográfico no âmbito do simbólico. Percepções poéticas do cotidiano. O ensaio fotográfico e a representatividade de crônicas visuais narrativas: estudo, planejamento e execução.
Objectives
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
UNIDADE I - Estudo crítico da importância da Fotografia no contexto contemporâneo.
Fotografia e sociedade: a história da fotografia e suas repercussões e influências na sociedade.
A presença maciça de imagens fotográficas na contemporaneidade: Imagem, imaginário e imagérie.
Ver, olhar e representar: as condições sociais da produção de imagens e do conhecimento.
A imagem como discurso não-verbal: teoria e leitura de imagens.
UNIDADE II – O pensamento simbólico como argumento para a produção artística.
Imagem, analogia, representação e referência: a natureza icônica, indicial e simbólica da fotografia.
Fotografia e Imaginário: implicações teóricas e antropológicas no âmbito do simbólico.
Estética fotográfica: Signos, significados, sentidos, sentimentos e ideologia na composição estética fotográfica.
As bases do pensamento fotográfico para a construção de sentido, enunciação e leitura: estudos teóricos e práticos.
UNIDADE III – Expressão e poéticas fotográficas
Os processos narrativos da fotografia: a imagem como fonte de comunicação e de afetividades.
Representação visual e subjetividade: as estéticas fotográficas no panorama da arte contemporânea
A articulação entre as questões teóricas e simbólicas: a elaboração de discursos poéticos.
Fotografia e sociedade: a história da fotografia e suas repercussões e influências na sociedade.
A presença maciça de imagens fotográficas na contemporaneidade: Imagem, imaginário e imagérie.
Ver, olhar e representar: as condições sociais da produção de imagens e do conhecimento.
A imagem como discurso não-verbal: teoria e leitura de imagens.
UNIDADE II – O pensamento simbólico como argumento para a produção artística.
Imagem, analogia, representação e referência: a natureza icônica, indicial e simbólica da fotografia.
Fotografia e Imaginário: implicações teóricas e antropológicas no âmbito do simbólico.
Estética fotográfica: Signos, significados, sentidos, sentimentos e ideologia na composição estética fotográfica.
As bases do pensamento fotográfico para a construção de sentido, enunciação e leitura: estudos teóricos e práticos.
UNIDADE III – Expressão e poéticas fotográficas
Os processos narrativos da fotografia: a imagem como fonte de comunicação e de afetividades.
Representação visual e subjetividade: as estéticas fotográficas no panorama da arte contemporânea
A articulação entre as questões teóricas e simbólicas: a elaboração de discursos poéticos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993.
- BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
- BACHELARD, Gaston. A Intuição do Instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.
- BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas; v.1). 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
- BERGER, John. El sentido de la vista. Madrid, España: Alianza Editorial, 1990.
- BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
- BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Entre photos, graphias, imaginários e memórias: a (re) invenção do ser professor. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2012.
- CAMARGO, Isaac Antônio. IMAGEM: representação versus significação IN: GAWRYSZEWSKI, Alberto (org.). IMAGEM EM DEBATE. Londrina: EDUEL, 2011, p. 205-218.
- CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
- CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. DICIONÁRIO DOS SÍMBOLOS. 17ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
- COTTON, Charlotte. A FOTOGRAFIA COMO ARTE CONTEMPORÂNEA. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2010.
- DANTO. Arthur C. A Transfiguração do Lugar-Comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
- DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
- DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1984.
- DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro, DIFEL, 1998.
- DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.
- FABRIS, Annateresa. A IMAGEM HOJE: ENTRE PASSADO E PRESENTE IN: DOMINGUES, Diana (org). ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Passado, presente e futuro. São Paulo: UNESP, 2009.
- FABRIS, Annateresa. O DESAFIO DO OLHAR - Fotografia e Artes Visuais no período das Vanguardas Históricas. Volumes I e II. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2013.
- FERRARA, Lucrécia D‘aléssio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1986.
- FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: fotografia y verdad. Barcelona, España: Editorial Gustavo Gili, 1997.
- MAFFESOLI, Michel. Elogio da Razão Sensível. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
- RICOEUR, Paul. A Metáfora Viva. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- SAMAIN, Etienne (org). O Fotográfico. São Paulo: Ed. Hucitec, 1998.