Nome da Atividade
O DESENHO DO CORPO, O CORPO QUE DESENHA
CÓDIGO
1448058
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Experimentações e reflexões em torno da produção artística e das ações pedagógicas que investigam a representação do corpo na arte contemporânea. Estudo das relações concomitantes e polissêmicas que o corpo estabelece como objeto e como suporte da arte. Imagem, identidade e erotismo. Tradução, Reinvenção e Multiplicidades. Percepção de si e de mundo. Discurso e Gênero.
Objectives
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Unidade 1: O desenho do corpo, o corpo que desenha
Implicações e abordagens conceituais, corpo e cultura, arte e corporalidade.
Bibliografia de referência: Edith Derdyck e Wilton Garcia
Unidade 2: A representação do corpo na arte contemporânea
O corpo fragmentado das vanguardas, Figuração pós-guerra: expressionismo e realismo social, Figuras Pop, Body art, performances e happenings, Neo-expressionistas, Corpo engajado e arte globalizada, Pós-pop e o novo classicismo.
Bibliografia de referência: Lucie-Smith, Umberto Eco, Renato de Fusco, Eliane Moraes
Unidade 3: O Corpo como objeto e suporte da arte
Corpo objeto estético, experiências artístico-corporais, performances, ritualização e tribos contemporâneas,
Bibliografia de referência: Beatriz Pires, Henri-Pierre Jeudy.
Unidade 4: Imagem, Identidade e Erotismo
O corpo na cultura contemporânea, proliferação de imagens, identidades pós-modernas, erotismo e sexualidade na arte contemporânea.
Bibliografia de referência: Stuart Hall, Katia Canton, Linda Nead
Unidade 5: Tradução, Reinvenção e Multiplicidades
Pensar o corpo: projeto artístico pessoal, O corpo como campo ideológico: exploração e intervenção, espetacularização. Corpo tecnológico e virtual.
Bibliografia de referência: Viviane Matesco, Wilton Garcia, Lucie-Smith.
Unidade 6: Percepção de si e de mundo
O corpo como campo do simbólico: Corporalidade constitutiva X corporalidade fantasiosa. Olhar e ser visto. Autorretrato: Projeto artístico pessoal
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Katia Canton, Denise Sant’Anna, Edith Derdyck.
Unidade 7: Discurso e Gênero
O pessoal é político, Discursos idealizantes de exclusão, Visão e Diferença.
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Linda Nead, Patricia Mayayo, Nádia Senna.
Implicações e abordagens conceituais, corpo e cultura, arte e corporalidade.
Bibliografia de referência: Edith Derdyck e Wilton Garcia
Unidade 2: A representação do corpo na arte contemporânea
O corpo fragmentado das vanguardas, Figuração pós-guerra: expressionismo e realismo social, Figuras Pop, Body art, performances e happenings, Neo-expressionistas, Corpo engajado e arte globalizada, Pós-pop e o novo classicismo.
Bibliografia de referência: Lucie-Smith, Umberto Eco, Renato de Fusco, Eliane Moraes
Unidade 3: O Corpo como objeto e suporte da arte
Corpo objeto estético, experiências artístico-corporais, performances, ritualização e tribos contemporâneas,
Bibliografia de referência: Beatriz Pires, Henri-Pierre Jeudy.
Unidade 4: Imagem, Identidade e Erotismo
O corpo na cultura contemporânea, proliferação de imagens, identidades pós-modernas, erotismo e sexualidade na arte contemporânea.
Bibliografia de referência: Stuart Hall, Katia Canton, Linda Nead
Unidade 5: Tradução, Reinvenção e Multiplicidades
Pensar o corpo: projeto artístico pessoal, O corpo como campo ideológico: exploração e intervenção, espetacularização. Corpo tecnológico e virtual.
Bibliografia de referência: Viviane Matesco, Wilton Garcia, Lucie-Smith.
Unidade 6: Percepção de si e de mundo
O corpo como campo do simbólico: Corporalidade constitutiva X corporalidade fantasiosa. Olhar e ser visto. Autorretrato: Projeto artístico pessoal
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Katia Canton, Denise Sant’Anna, Edith Derdyck.
Unidade 7: Discurso e Gênero
O pessoal é político, Discursos idealizantes de exclusão, Visão e Diferença.
Bibliografia de referência: Linda Nochlin, Linda Nead, Patricia Mayayo, Nádia Senna.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
- DE FUSCO, Renato. História da Arte Contemporânea. Lisboa: Presença, 1988.
- DERDICK, Edith. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990.
- DERDICK, Edith (org.). Disegno. Desenho. Desígnio. SãoPaulo: SENAC, 2007.
- ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
- GARCIA, Wilton e LYRA, Bernadette (org.). Corpo e cultura. São Paulo: Xamã/USP, 2001.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
- JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
- LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins fontes, 2006.
- MATESCO, Viviane. Corpo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2009.
- MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del art. Madrid: Cátedra, 2003.
- MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: FAPESP / Iluminuras, 2002.
- NEAD, Lynda. El desnudo feminino: Arte, obscenidade y sexualidad. Madrid: Editorial Tecnos, 1998.
- NOCHLIN, Linda. Bathers, Bodies, Beauty: the visceral eye. Massachusetts: Harvard University Press, 2006.
- SANT’ANNA, Denise. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
- SENNA, Nádia. Donas da Beleza: a imagem feminina na cultura ocidental pelas artistas plásticas do século XX. Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo, 2007.